há 2 horas
Amanda Martins

O operador de áudio José Cláudio Barbedo, conhecido como Formiga, morreu nesta quarta-feira (18), no Rio de Janeiro. Ele foi o criador da vinheta “Brasil-sil-sil”, que marcou transmissões esportivas do Grupo Globo ao longo de décadas. A informação foi divulgada inicialmente pela Rádio TMC.
De acordo com o Metrópoles, vizinhos encontraram o profissional passando mal dentro do próprio apartamento na segunda-feira (16). Ele foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento de Madureira, na Zona Norte da capital fluminense. A causa da morte ainda não foi divulgada.
A morte do sonoplasta gerou manifestações de pesar nas redes sociais. O comunicador e ex-sonoplasta Aroldo Barros prestou homenagem ao amigo. Em publicação, afirmou que o rádio estava de luto e classificou Formiga como um dos maiores gênios da sonoplastia brasileira, desejando paz à família.
Formiga trabalhou por 30 anos na Rádio Globo. Em 2011, após deixar a emissora, entrou com ação judicial contra o Grupo Globo pelo uso da vinheta “Brasil-sil-sil”. Uma década depois, o Superior Tribunal de Justiça decidiu a favor do profissional, garantindo indenização pelo direito de uso e veiculação do material.
A vinheta “Brasil-sil-sil” foi criada em 1969 para embalar a torcida pela Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970. Formiga foi o responsável pelo efeito de eco aplicado à voz do locutor Edmo Zarife (1940-1999), recurso que se tornou símbolo das transmissões esportivas no país.