há 2 horas
Amanda Martins

Integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) avaliam que o rebaixamento da Acadêmicos de Niterói não deve causar impacto negativo na imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A escola de samba homenageou o chefe do Palácio do Planalto durante desfile realizado no domingo (15).
Segundo o Metrópoles, nos bastidores, aliados minimizam a queda de divisão da agremiação e sustentam que o episódio pode, inclusive, ter efeito inverso ao pretendido por críticos. Segundo petistas, a situação enfraquece a narrativa de que Lula teria obtido algum tipo de “vantagem eleitoral” por ter sido celebrado pela escola.
A homenagem foi alvo de críticas da oposição, que acusa o presidente de realizar campanha eleitoral antecipada. O episódio ganhou repercussão política após o desfile, em meio ao cenário pré-eleitoral para as eleições de outubro, quando Lula deve disputar a reeleição.
De acordo com aliados, no entanto, a repercussão do rebaixamento não deve “chegar às urnas”. A avaliação interna é de que o tema tende a perder força ao longo dos próximos meses e não deve influenciar o comportamento do eleitorado.
Após a repercussão, o Palácio do Planalto orientou ministros e demais integrantes da comitiva que acompanharam o presidente durante o desfile. A recomendação ocorreu em meio às críticas e ao debate sobre possível exposição eleitoral durante o evento.