há uma hora
Gabriel Aparecido

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Massa, Laticínios, Carnes, Derivados e Alimentação (STIMLACA) planeja deflagrar greve em unidades de empresas como BRF e JBF nos municípios de Carambeí, Ponta Grossa e Dois Vizinhos a partir da próxima terça-feira (27). A categoria acusa que as propostas de reajuste feitas pela empresa são insuficientes e pede por melhores acordos.
Entenda o caso: Sindicato aponta greve de funcionários de empresa frigorífica multinacional da região
Em contato com o D'Ponta News, a BRF enfatizou que o processo de negociação para a renovação do acordo com os trabalhadores está em andamento para as unidades de Carambeí, Ponta Grossa e Dois Vizinhos. Entretanto, eles ainda relatam que, neste momento, aguardam que os sindicatos apresentem propostas aos colaboradores. Confira abaixo o comunicado na íntegra:
"A companhia informa que o processo de negociação para a renovação do acordo coletivo de trabalho nas unidades de Carambeí, Ponta Grossa e Dois Vizinhos está em andamento e aguarda os sindicatos apresentarem as propostas para os colaboradores."
Anteriormente, o presidente do STIMLACA, Luis Pereira dos Santos, havia comunicado que uma das principais reclamações era da demora para uma proposta de acordo com os pedidos da categoria. Segundo ele, as negociações têm se arrastado desde outubro de 2025, ainda sem uma conclusão prevista. Santos relata que os pedidos do Sindicato estão em duas frentes: reajuste salarial com ganho real e aumento no valor do vale-alimentação para, no mínimo, R$ 500.