há 13 horas
Gabriel Aparecido
No final do mês de setembro, São João do Triunfo foi atingida por um forte temporal, que resultou no destelhamento de casas e na destruição de plantações pela região. Na ocasião, cerca de 120 famílias foram afetadas pelas chuvas. Nesta quinta-feira (16), o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu um alerta para a possibilidade de novos temporais no Estado, especialmente na região onde está localizado o município de São João do Triunfo. Ao D’Ponta News, o prefeito Mario Cezar Silva relatou os preparativos do município para enfrentar as novas chuvas.
Leia também: Prefeito de São João do Triunfo garante ajuda às famílias após granizo devastar município
De acordo com Mario, desde que o município foi afetado em setembro, o poder público tem atuado em conjunto com a Defesa Civil para garantir a proteção da população. “Temos realizado constantes campanhas de conscientização e divulgado orientações sobre como as famílias podem procurar ajuda, caso precisem”, destacou. O prefeito complementa que, além disso, a administração municipal tem feito um monitoramento contínuo das condições climáticas, a fim de emitir os alertas necessários com antecedência.
Além do monitoramento climático, o município tem mantido contato constante com os moradores afetados pelas chuvas, que sofreram danos significativos durante o temporal. “Garantimos a entrega de forro, colchões, alimentos, lonas e outros materiais para suprir as necessidades das famílias”, enfatizou o prefeito. Ele também destacou a ajuda prestada por municípios vizinhos, que auxiliaram na captação de alimentos e equipamentos para a reforma das residências afetadas.
A área rural de São João do Triunfo também foi muito impactada, com lavouras de fumo e estufas atingidas. De acordo com o prefeito, a Defesa Civil desempenhou papel central na contenção de danos aos agricultores, realizando visitas presenciais para garantir a recuperação das plantações e das estruturas danificadas.
Em setembro, foram registrados casos de destruição em quatro localidades do município: Coxilhões, Guaiaca, Água Comprida e Barra Bonita.
O prefeito relatou que, na mesma semana, foi decretado o estado de emergência no município, reconhecido pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal. Com isso, foi possível adquirir mais recursos para a compra de lonas, telhas e outros materiais de reforma. O decreto ainda está em vigor.
Mario Cezar destacou, ainda, que a população pode contar com o auxílio direto do Corpo de Bombeiros na recuperação e reconstrução das residências.
Questionado sobre a possibilidade de novas chuvas apontadas pelo Simepar neste final de semana, o prefeito afirmou com segurança: “Estamos preparados”. Ele destacou que as famílias anteriormente afetadas já foram alertadas e permanecem sob vigilância da Prefeitura e da Defesa Civil, caso precisem de auxílio imediato.
Para solicitações de emergência, os contatos com a Defesa Civil podem ser feitos pelos telefones: (42) 3447-1723 ou (42) 99869-0924.