há 3 horas
Matheus Gaston
Integrantes do 5º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM) e do Exército Brasileiro participaram de um treinamento para o uso de aeronaves no combate a incêndios florestais. A atividade aconteceu no dia 14 de outubro, em Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná, e foi coordenada pelo coronel Carlos Alberto de Oliveira, comandante do 5º CRBM.
O principal objetivo da instrução foi padronizar ações e aprimorar técnicas utilizadas no combate a incêndios florestais com apoio aéreo. A capacitação oferecida aos oficiais e graduados também teve ênfase na segurança operacional, bem como nos procedimentos de acionamento, abastecimento e operação segura da aeronave.
O treinamento teve início na pista de pouso da Fazenda Dona Matilde. O tenente-coronel Rafael Lorenzetto, subcomandante do 5º CRBM, apresentou o protocolo de acionamento de aeronaves, além das outras atividades previstas para a instrução.
Os participantes acompanharam uma demonstração prática sobre o desenvolvimento de incêndios florestais e suas particularidades, conteúdo ministrado pelo major Cleber Daverson Luiz dos Santos. Em seguida, o 1º tenente Bruno Eduardo da Macena falou sobre a aplicação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) em ocorrências de grande porte.
Com foco na maior eficácia das operações, ainda na pista de pouso, o piloto Leonardo Soldeira, designado pela Coordenadoria de Defesa Civil do Paraná, ministrou instrução sobre segurança no entorno da aeronave, procedimentos de abastecimento e aspectos fundamentais para integração entre equipes de solo e aéreas.
"A instrução reforça o compromisso de cooperação entre o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o Exército Brasileiro e a iniciativa privada, promovendo o aprimoramento técnico dos profissionais envolvidos nas ações de proteção à população e preservação do meio ambiente", reforça o 5º CRBM.
Com informações da Assessoria de imprensa