há 2 horas
Publicado por Gabriel Aparecido
Um simulado de resgate veicular foi realizado na BR-277, no trecho do município de Prudentópolis, na manhã desta quarta-feira (22). A ação de treinamento, promovida em conjunto pelas concessionárias EPR Iguaçu e Via Araucária, contou com uma equipe formada exclusivamente por mulheres. O atendimento simulado ocorreu na área limite entre as duas empresas e simulou uma saída de pista com duas vítimas.
O gerente de operações da EPR Iguaçu, Everaldo Ruaro, destacou que a promoção da segurança viária e a preservação de vidas são o principal foco do trabalho das equipes de resgate. “Temos equipes atuando no socorro médico e mecânico ao longo de todo o trecho e o treinamento constante dessas equipes garante o aprimoramento do serviço prestado", enfatizou. Ruaro acrescentou ainda que, com uma equipe composta por mulheres, a ação buscou evidenciar a força feminina no dia a dia das operações. O simulado também fez parte das ações em alusão ao Outubro Rosa.
A campanha Outubro Rosa busca alertar e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e de colo de útero.
O trabalho colaborativo entre as concessionárias também destacou o protagonismo feminino e sinergia entre as empresas. "Foi demonstrado no simulado o trabalho de mulheres nesse tipo de ocorrência, comprovando total capacidade para interagir e proporcionar o melhor atendimento possível", destaca o gerente de Operações da Via Araucária, Jorge Baracho.
O simulado reproduziu todas as etapas que compõem os atendimentos das concessionárias, iniciando com o acionamento das equipes pelo número de emergência de ambas concessionárias. Logo após a chegada das ambulâncias e avaliação da cena, levando em conta os possíveis riscos envolvidos como o trânsito no local, fogo, vazamento de combustível e instabilidade do veículo, foi feita a avaliação inicial das vítimas, sendo que uma delas estava presa às ferragens. Neste caso, é acionada a ambulância de apoio. O atendimento e estabilização das vítimas é realizado no local e logo após elas são encaminhadas às ambulâncias e transferidas para hospitais de referência.