há 3 horas
Publicado por Gabriel Aparecido

Entre os dias 10 e 14 de dezembro, Castro irá sediar o 35º Encontro Estadual de Seleções Campeiras e o 16º Encontro Estadual de Seleções Esportivas do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná, dois dos maiores eventos do estado. A programação reunirá aproximadamente 2.250 competidores de mais de 200 Centros de Tradicionalismo Gaúchos de 17 regiões do Paraná e suas famílias no Parque de Exposições Dario Macedo.
As atividades iniciam em 10 de dezembro, com o Duelo de Laço a partir das 13 horas. Entre 11 e 14 de dezembro, a programação conta com provas de rédeas, do Cepo, do Chasque, disputas de Laço, e Vaca Parada, entre outras. As competições começam diariamente a partir das primeiras horas da manhã, incluindo Alvorada Campeira e as fases finais acontecem no domingo (14).
O Encontro Esportivo ocorre de 12 a 14 de dezembro, com dezenas de equipes e atletas do estado competindo em Bocha Campeira, Bocha 48, Tava, Tetarfe, Truco, Canastra, Solo e Bolão. A abertura oficial será no sábado (13), às 8h30, no Pavilhão Agroleite. A cerimônia de encerramento e premiação acontecem no domingo (14), às 9 horas.
Para o prefeito Reinaldo Cardoso, sediar um evento dessa grandiosidade reforça a identidade histórica do município com o tropeirismo e a cultura sulista. “Serão dias de confraternização, cultura e amizade, com a presença de milhares de tradicionalistas que mantêm viva a essência do povo sulista e suas raízes campeiras. É uma honra para Castro sediar o maior encontro tradicionalista do Paraná, fortalecendo os laços de respeito, união e amor pelas tradições que fazem parte da nossa história.”
Ele destaca ainda a receptividade da população castrense: “Nossa cidade nasceu do tropeirismo, carrega em sua identidade o valor da lida, da hospitalidade e da cultura que integra gerações. Por isso, estamos de porteiras abertas para receber cada visitante, cada família e cada competidor.”
Com informações da assessoria