{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Campos Gerais

Oficina da Sanepar em Castro ensina sobre o uso de Plantas Não Convencionais no dia a dia

Atividade comtou com 30 participantes no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

há uma hora

Publicado por Gabriel Aparecido

Publicidade
Oficina da Sanepar em Castro ensina sobre o uso de Plantas Não Convencionais no dia a dia
Foto: Sanepar
Publicidade

O resgate de saberes populares sobre plantas medicinais e o potencial nutritivo das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) foram o foco de uma oficina gratuita realizada pela Sanepar em Castro. A atividade ocorreu nesta quarta-feira (26), reunindo 30 participantes no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Luiz King, na Vila Santa Cruz. A oficina contou com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Castro.

A oficina ensinou de forma prática o cultivo, a colheita e o processamento de diversas espécies. A gestora de educação socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, destaca que a atividade se dedica a sanar mitos e dúvidas sobre o uso das plantas medicinais e a abrir um novo horizonte com o potencial das PANCs, que estão facilmente acessíveis na natureza.

“A oficina tem como objetivo promover o conhecimento cultural sobre plantas medicinais e sua manipulação, incentivar o plantio orgânico e a cultura da saúde integrativa, contribuindo para uma sociedade mais sustentável, com respeito pela biodiversidade e sobretudo pela água”, disse.

A atividade chama a atenção para a importância nutricional das PANCs, que muitas vezes são negligenciadas por serem confundidas com ervas daninhas. Espécies nativas como a capuchinha, a ora-pro-nóbis, a serralha e o dente-de-leão crescem espontaneamente e carregam alto teor de nutrientes, incluindo proteínas e vitaminas.

Na oficina, os participantes receberam um kit de jardinagem, mudas e insumos, e aprenderam desde o plantio e manutenção das plantas até o preparo de chás e infusões. Também puderam trocar experiências sobre hábitos tradicionais, como por exemplo o uso da tanchagem para gargarejo e do chá de erva-doce para relaxar recém-nascidos.

Adepta do uso de plantas medicinais, Monica Alves Teixeira aprovou a oficina, ao afirmar que graças aos remédios naturais superou muitos problemas de saúde. “Então gosto de aprender cada vez mais, e considero importante que esse conhecimento chegue para mais pessoas como eu”.

Dona Alesia Schonenborn também gostou da oportunidade de adquirir mais conhecimentos sobre as plantas medicinais e as comestíveis. “A oficina foi muito boa. Explicaram bem sobre como cultivar e preparar, algumas eu não conhecia, como a capuchinha”, conta.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Castro irá receber evento estadual de seleções campeiras em dezembroO encontro irá contar com atividades campeiras e esportivas no Parque de Exposições Dario Macedo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia