há 3 horas
Gabriel Aparecido

A Prefeitura de Telêmaco Borba decretou, nesta quarta-feira (26), que o espaço situado na Rua dos Incas, no bairro Jardim Bonavila, será nomeado como “Praça Pe. Egídio Gardiner C. Ss. R.”. O padre homenageado prestou secerdócio por 24 anos no município, além de passar por outras cidades da região como Tibagi e Ponta Grossa. O paróco faleceu em março de 2014, aos 100 anos de idade.
De acordo com a Prefeitura, a escolha do padre para ser homenageado por "sua dedicação na comunidade local", sendo considerado um cidadão notável do município. Egídio já havia sido reconhecido como Cidadão Honorário de Telêmaco Borba em 1991, por meio da Lei 852/91. "Seu exemplo de perseverança, fidelidade vocacional e serviço pastoral continua a inspirar novas gerações de religiosos e leigos comprometidos com a missão cristã", destacou a Prefeitura em sua justificativa.
O padre, natural de Nova Iorque, chegou a região no ano de 1956, para atuar como paróco em Tibagi. Ele permaneceu no município. Após esse tempo de serviço, o padre foi transferido para Ponta Grossa, onde serviu entre os anos de 1961 e 1967. Antes de começar o seu tempo em Telêmaco Borba, Egídio também passou pelas cidades de Curitiba e Paranaguá.
Egídio Gardiner começou o sacerdócio em Telêmaco Borba no ano de 1981, durante esse período, atendeu principalmente a juventude e casais. Um de seus princípais feitos foi a criação da "Peregrinação do Leigo Cristão", voltada para o atendimento de casais que buscavam uma maior conxão com a fé. Além disso, atuou como diretor espiritual em encontros religiosos.
Ele se aposentou em 2005 encerrando, também, seu ciclo com o município, voltando para Curitiba. O seu falecimaneto aconteceu em 4 de março de 2014, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos.