Os prefeitos aprovaram, e o município de Castro terá, ainda neste mês de março, uma subsede do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). Com seis consultórios médicos, o espaço receberá pacientes do próprio município, bem como da microrregião, para especialidades. “A população só tem a ganhar com essa nova subsede”, destacou o prefeito de Castro, Moacyr Fadel, que cedeu o imóvel para o Consórcio.
O presidente do CimSaúde, prefeito de Telêmaco Borba, Marcio de Matos falou sobre a intenção do Consórcio em ter uma abrangência maior com novas subsedes. “Contamos com a sede em Ponta Grossa, uma subsede em Telêmaco Borba e agora teremos uma nova subsede em Castro, o que irá ajudar e muito a população”, avalia.
Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da 21ª Regional de Saúde, e secretário de saúde de Telêmaco Borba, Anderson Catto destacou o fortalecimento do Consórcio com a nova subsede e os benefícios para a população, citando exemplo da subsede de Telêmaco. “Atendemos, em média, dez mil pacientes ao mês. São dez mil pacientes que deixam de se deslocar para municípios mais distantes em busca das especialidades médicas”, contabiliza.
Primeiramente, a subsede de Castro contará com atendimentos nas áreas de Neurologia, Oftalmologia e Dermatologia. “Mas estamos em busca de novos profissionais para atender nas nossas duas subsedes”, antecipa a diretora do Consórcio, Pâmella Costa. Para ela, além dos benefícios para a população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), os municípios também se beneficiam com a instalação de subsedes. “Há uma economia para as Prefeituras com o transporte sanitário”, explica. Conforme Pâmella, o fortalecimento da Atenção Especializada na região só é possível graças aos esforços conjuntos das Prefeituras e do Consórcio. “Estamos em parceria para ampliar o acesso aos serviços de saúde”, finaliza.
da assessoria