O Cidadania, antigo Partido Popular Socialista (PPS), tem nova coordenação regional e municipal. O comando está com o ex-tesoureiro do MDB e ex-presidente do PMB, Matheus Worschech Fernandes.Matheus assume no lugar do vereador ponta-grossense, Jose Carlos Sahagoff Raad, conhecido como Dr. Zeca, que deixou o Cidadania para se filiar ao Partido Social Liberal (PSL), assim como fez o vereador Rudolf Christensen – Rudolf Polaco.
Apesar de jovem, o Worschech acumula experiências – acadêmicas e profissionais. Já integrou o Legislativo e o Executivo, tendo atuado como assessor nos dois poderes, além de ter coordenado alguns programas e projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Fundação Municipal ProAmor – hoje renomeadas. Participou da última edição do Parlamento Universitário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), e possui trabalhos publicados a nível nacional e internacional.
O principal desafio será o fortalecimento do Partido na Região dos Campos Gerais. “Mais uma missão. Como novo coordenador regional do Cidadania, assumo uma grande responsabilidade – talvez a maior até hoje -, mas estou pronto para fazer a diferença. Eu tenho um grande amor por política e meu objetivo é retomar aquele passado de reuniões, valorizando quem tem e quem não tem mandato. Temos bons líderes e o grande desafio será agregar e unir nossos militantes, e a minha meta é aumentar o número de representantes, seja no Executivo ou no Legislativo”, disse Worschech.
Cidadania e a Coordenação Regional
O convite partiu diretamente do Presidente Estadual e Deputado Federal do Cidadania no Paraná, Rubens Bueno. “Foi no final da tarde, estava em reunião, o telefone tocou, era o Rubens. Conversamos sobre o cenário político ponta-grossense, além da saída do Dr. Zeca e do Rudolf. Falamos sobre a importância do Partido no Município, sobretudo na Região dos Campos Gerais, foi quando surgiu o convite – e, por óbvio, aceitei”, revela Matheus.
A Coordenadoria Regional é, como órgãos de cooperação da Executiva Estadual, orientar e coordenar a ação dos diretórios ou provisórias em seus municípios. Também cabe à Coordenadoria organizar reuniões e encontros regionais; auxiliar a Executiva Estadual nos assuntos políticos e partidárias e cooperar com os diretórios municipais e elaborar relatórios sobre a ação do partido na Região. “Cabe ao coordenador implementar ações políticas partidárias que a Executiva Estadual assim determinar e manter contato permanente com a Executiva Estadual e diretórios”, explicou Fernandes.
Cidadania na Região
Das dezenove prefeituras, o comando do Cidadania é em apenas duas. Nas Casas de Leis não é diferente, contamos com duas cadeiras. O Partido conta com dez Órgãos de Representação Partidária entre Diretórios e Provisórias.
Do PMB para o CIDADANIA
Matheus que até poucos dias estava com o comando do Partido da Mulher Brasileira – partido pelo qual seu padrinho, Julio Kuller, disputou a prefeitura em 2016, resolveu mudar de legenda para alçar voos maiores. O PMB, ao contrário do Cidadania, não passou na cláusula de desempenho – a famosa cláusula de barreira.
PMB e Cidadania
O Partido da Mulher Brasileira e o Cidadania deverão caminhar juntos. “O PMB estava abandonado, foi uma tarefa árdua reorganizar o partido que até poucos dias atrás contava com o vereador Vinícius Camargo”, lamenta o ex-presidente.
Informações: Assessoria de imprensa
Imagem: Reprodução/Facebook