há 18 horas
Lucas Ribeiro

Uma história que começou com um grande susto terminou em final feliz na última terça-feira (6), em Castro, nos Campos Gerais. Após um pedido de socorro pelo telefone 190, mãe e uma policial militar atuaram em conjunto para salvar a vida de um recém-nascido de 30 dias que estava engasgado com o leite materno. Nesta quinta-feira (8), mãe, filho e a policial se reencontraram após o ocorrido.
O caso envolveu a policial militar Edina Stresser, do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), e Vanessa, mãe do recém-nascido João Emanuel. Na noite de terça-feira, Vanessa acionou o 190 ao perceber que o bebê estava engasgado, apresentando dificuldade respiratória e ausência de movimentos.
Imediatamente, Edina Stresser repassou, por telefone, as orientações necessárias para a desobstrução das vias aéreas da criança, por meio da manobra de Heimlich adaptada para lactentes. Ao mesmo tempo, a policial acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o atendimento da ocorrência.
Graças à ação conjunta, o pequeno João Emanuel foi salvo por sua mãe e recebeu atendimento médico da equipe do Samu.
Nesta quinta-feira, Vanessa esteve com o filho na sede do 1º BPM, onde conheceu pessoalmente e agradeceu a policial militar pelo apoio prestado durante a ocorrência.