há um dia
Gabriel Aparecido

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou, na tarde desta quarta-feira (07), a formação de "núcleos de chuva" sobre Ponta Grossa e Ortigueira. De acordo com o Simepar foram registradas pancadas de chuva localizadas, com a incidência de raios nos municípios e em cidades próximas. O Sistema, anteriormente, previa a chegada de chuva apenas para a quinta-feira (08).
Os "núcleos" foram localizados com auxílio de imagens de satélte, onde é possível observar as formações mais desenvolvidas se concentrando na região dos Campos Gerais. Os "núcleos" se resumem a áreas de instabilidade, que possibilitam a formação de chuvas, com a possibilidade chuvas com raios de curta duração. O Simepar prevê que registros como esse podem ser observados, também, pelo resto do estado. No entanto, eles destacam que a as instabilidades temporais são pouco desenvolvidas e devem ter curta duração.
Para quinta-feira (08), o Simepar prevê um acumulo de 1,2mm de chuva durante o dia, com a probabilidade de 71% para Ponta Grossa e região. Ortigueira segue com o acúmulo de 1,2mm, mas com uma probabilidade menor de registro de chuva, com 60%. A tendência, segundo o Simepar, é que novas áreas de instabilidade sejam formadas ao longo da semana.
A expectativa o órgão é que as temperaturas se mantenham altas durante a semana, se aproximando dos 30 ºC em todo o Paraná. Porém, as máximas de Telâmaco Borba e região poderão atingir os 35 ºC, sendo as mais altas do estado. A previsão de cidades específicas podem ser conferidas a partir do sistema.