há um dia
Heryvelton Martins

A Prefeitura de Curitiba anunciou um robusto pacote de incentivo para revitalizar o Centro, área que sofreu esvaziamento após o período de pandemia, buscando atrair investimentos para o comércio e habitação. A estratégia inclui a concessão de até 100% de abatimento em impostos como IPTU, ISS e ITBI para quem investir em reformas, construção ou no retrofit de prédios antigos na área central, com foco especial na moradia de interesse social.
Complementando a iniciativa, será criado um Fundo de Subvenção que oferecerá apoio financeiro a fundo perdido – sem a necessidade de devolução do valor – para subsidiar reformas no térreo de edifícios, incentivando a abertura de novos escritórios, comércios e restaurantes. O subsídio funcionará na proporção de R$ 1 real da prefeitura para cada R$ 1 real investido pelo empreendedor, que será selecionado através de um edital. O aumento da circulação de pessoas é visto como uma forma de fortalecer a segurança, afastando o crime e a insegurança.
A administração também destacou o aumento do número de equipes da FAS (Fundação de Ação Social) e da Guarda Municipal para intensificar o acolhimento à população em situação de rua e combater a criminalidade. Foi enfatizada a política de insistência no acolhimento, sempre respeitando a vontade do indivíduo, e a disponibilização de vans equipadas com canil para acomodar os animais de estimação. Outro ponto positivo foi a observação de que a forte vinda de migrantes à cidade tem sido acompanhada por sua rápida entrada no mercado de trabalho e busca por qualificação profissional.