há 10 horas
Gabriel Aparecido

A Prefeitura de Curitiba investiu mais de R$ 54 milhões em 2025 para tornar o trânsito mais seguro. Com a instalação de nova sinalização nos 155 pontos de radares, melhorias em infraestrutura, orientações e programas educativos, a Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) registrou redução de 34,1% nas infrações na cidade, de janeiro a outubro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Em 2025, foram 677.821 multas, e no ano passado, 1.028.875.
A sinalização dos radares foi reforçada com pintura no pavimento e aplicação de películas refletivas nas colunas dos radares para garantir a maior visibilidade à noite ou em condições de pouca luz. “Queremos mostrar para os motoristas que os radares estão aqui para orientar e salvar vidas no trânsito”, destaca o prefeito Eduardo Pimentel.
A Superintendência de Trânsito instalou neste ano 102 travessias inteligentes - barras de LED – em frente às faixas de pedestres nos cruzamentos mais movimentados da cidade. As barras ficam verdes quando o sinal está aberto para pedestres e ciclistas e vermelhas quando é a vez dos automóveis, para ampliar a segurança durante a travessia, principalmente para os desatentos que utilizam o celular enquanto cruzam a rua.
A tecnologia de uma empresa húngara também está sendo testada para facilitar a travessia de pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual.
A Comissão Municipal de Segurança no Trânsito foi criada em agosto de 2025 para garantir a segurança viária e reduzir os acidentes e as mortes em Curitiba. “A engenharia de trânsito, o nosso setor de fiscalização e sinalização, todos trabalhamos para salvar vidas", ressalta o superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti.
Desde o início do Programa Vida no Trânsito, em 2011, o município registrou queda de 48,4% nas mortes no trânsito. Em 2011 foram 310 óbitos em acidentes e no ano passado 160.
O projeto para correção geométrica na Rua Professor João Falarz, na região do Terminal do Campo Comprido, tornou o local mais seguro para pedestres e motoristas. As melhorias foram realizadas no trecho entre as ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, com a construção de canteiros centrais na João Falarz, reforço na pintura da sinalização, duas novas faixas de pedestres e rampas de acesso à calçada.
A implantação da rotatória em formato de “pires invertido”, com o centro rebaixado, no cruzamento das ruas Eduardo Sprada e Luiz Tramontin, também foi projetada para melhorar o trânsito na região.
A Superintendência de Trânsito investiu também em sinalização para reforçar a segurança viária e reduzir o número de acidentes.
52.347 novas placas com nomes de ruas instaladas nas vias
11.064 placas fabricadas
7.713 placas instaladas
321 km de nova sinalização horizontal
80 novas lombadas construídas
10 passagens de nível ferroviária com reforço da sinalização
43 rampas de acessibilidade nas calçadas
8 novas travessias elevadas
2 novos binários
7 km de ciclovias reformadas
56 cruzamentos semafóricos novos e revitalizados, com sistema adaptativo de tráfego, acessibilidade e travessia de pedestres
Pintura das faixas dos dois estacionamentos e das áreas de caminhada, corrida e ciclovia do Parque Barigui.
A Escola Pública de Trânsito de Curitiba (ABC Trânsito), no Fazendinha, promoveu 1031 ações de educação e conscientização para preservação da vida, envolvendo mais de 79 mil pessoas em 2025.
O Circuito Vivencial da ABC Trânsito foi revitalizado, com atividades educativas desenvolvidas na minicidade que reproduz o dia a dia do trânsito. Em 2025 cerca de 24 instituições e 1050 alunos participaram das aulas.
As atividades realizadas durante o Maio Amarelo, com a temática Desacelere, Seu Bem Maior é a Vida, impactaram mais de 5 mil pessoas esse ano.
Parceria entre a Prefeitura e o Instituto Renault, o projeto utiliza óculos de realidade virtual em ações de educação no trânsito com os alunos das escolas municipais e nos eventos públicos do município. Neste ano, foram 106 ações com 8.808 pessoas.
Os ônibus do transporte público de Curitiba receberam adesivos nas laterais e nas traseiras para sinalizar os pontos cegos – as áreas de visão limitada que o motorista não consegue ver pelos retrovisores. Blitze educativas foram realizadas nas canaletas com ciclistas e pedestres, que foram convidados a ocupar o banco do motorista do ônibus biarticulado para conferir como é a limitação do campo visual de quem dirige um veículo do transporte coletivo.
O segurança e ciclista Edenilson Meller usa a bicicleta como meio de transporte e não conhecia os pontos cegos do ônibus. “Eu vejo o lado dos motoristas, as dificuldades que eles passam, se acontecer algo com o ciclista o culpado é ele que anda pela canaleta”, disse Edenilson.
A campanha Ponto Cego e as botoeiras inteligentes da Prefeitura de Curitiba receberam o Prêmio Senatran, da Secretaria Nacional de Trânsito e do Ministério dos Transportes, que valoriza iniciativas, projetos, soluções tecnológicas e produções acadêmicas voltadas à redução de acidentes.
As botoeiras dos prolongam automaticamente o tempo de travessia e emitem alertas sonoros e visuais, garantindo mais acessibilidade e segurança durante a travessia.
“O reconhecimento demonstra que o trabalho educativo e preventivo realizado pela secretaria é fundamental para garantir a segurança viária e reduzir as mortes e os acidentes”, destaca o secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.
A campanha educativa Mão na Faixa foi realizada durante a Semana Nacional de Trânsito, para orientar os pedestres sobre a forma segura de atravessar as ruas.
“Sou um pedestre e tenho que atravessar na faixa, olhar para os dois lados e levantar a mão para mostrar que quero atravessar a rua. E não posso olhar no celular para não me distrair”, contou João Felipe, de 10 anos, da Escola Municipal Maria Nicola.
Foram criadas 1.161 vagas para tornar o estacionamento mais acessível a todos. O município conta com 20.203 vagas de estacionamento regulamentado.