há 10 horas
Amanda Martins

O primeiro ano da gestão do prefeito Eduardo Pimentel foi marcado por uma série de ações voltadas à valorização dos servidores da Prefeitura de Curitiba, que somam mais de 27 mil trabalhadores. Entre os principais compromissos cumpridos está o início do crescimento vertical, considerado o procedimento de carreira mais aguardado pelo funcionalismo municipal.
Ao longo de 2025, a Prefeitura também avançou nas nomeações e contratações. Até o dia 19 de dezembro, cerca de 1,4 mil profissionais foram chamados, sendo 1.140 destinados à área da Educação, o equivalente a 81,8% do total. Além disso, foi lançado o primeiro concurso da gestão, voltado à Guarda Municipal, com previsão de aplicação de provas em janeiro de 2026.
Segundo o prefeito Eduardo Pimentel, o servidor é peça fundamental para o funcionamento da administração pública. Ele destaca que são os trabalhadores que tornam possíveis os programas, projetos e serviços prestados à população curitibana.
O ano também foi marcado pelo pagamento do crescimento horizontal, iniciado em 2024 e que beneficiou 10.306 servidores logo nos primeiros dias de 2025. De acordo com a secretária de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos, os procedimentos de carreira exigem planejamento e responsabilidade, devido ao impacto financeiro para o Município, e são pensados considerando o conjunto dos servidores.
Outra medida importante foi a alteração na legislação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, ampliando as condições de participação nos procedimentos de progressão. A transição de carreira para servidores da Educação, Saúde e Defesa Social foi a primeira etapa, com mudança na tabela salarial e impacto direto nos vencimentos. Em 2025, a Prefeitura pagou R$ 6,3 milhões em valores retroativos a professores de Educação Infantil que participaram da transição em 2024.
Com a transição concluída, os servidores contemplados passaram a ter acesso ao crescimento vertical, aberto em dezembro e com continuidade prevista para 2026. As regras garantem que até 20% dos servidores de cada carreira possam avançar entre níveis, com aumento salarial de 15%. Cerca de 300 sugestões de servidores foram consideradas na definição dos critérios.
Na área de gestão de pessoas, o diálogo com as categorias também foi destaque. Aproximadamente 60 reuniões foram realizadas entre a Prefeitura e sindicatos, além do início de estudos para a ampliação do auxílio-refeição e da reavaliação das leis dos Planos de Carreira. Em 2025, a licença-prêmio foi paga a 3.267 servidores ativos, totalizando R$ 94,5 milhões.
A recomposição salarial referente à data-base de 2025 foi garantida, com percentual de 5,17%, correspondente à inflação do período, a ser pago a partir de janeiro de 2026, de forma escalonada, incluindo valores retroativos. Outro avanço foi o início de uma pesquisa inédita de saúde dos servidores, com foco na saúde mental, além da realização de palestras sobre assédio e relacionamento interpessoal, que reuniram cerca de mil participantes.
As ações consolidam 2025 como um ano de entregas significativas para o funcionalismo municipal, com foco em carreira, remuneração, diálogo institucional e cuidado com a saúde dos trabalhadores da Prefeitura de Curitiba.