há 5 horas
Giovanni Cardoso

Curitiba manteve a tradição de abrir as celebrações do Natal, nesta segunda-feira (24), com a missa festiva de Santa Cecília, no Carmelo Nossa Senhora de Assunção e São José, no Guabirotuba. O prefeito Eduardo Pimentel participou da missa acompanhado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, de demais secretários municipais e diretores da Prefeitura, além de pessoas da comunidade.
Celebrada pelo padre André Biernaski, a missa foi entremeada por música sacra executada pela Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Mara Campos. Obras de Händel, Vivaldi, Purcell, Bach e Ola Gjeilo emocionaram aos que acompanharam a celebração.
“Na chegada, eu disse ao padre que nós mantivemos a tradição de fazer a missa da abertura do Natal aqui nesta igreja tão bonita, que quantas vezes trouxe serenidade, bênçãos e sorte à nossa cidade”, relembrou o prefeito.
“A vinda aqui hoje é para agradecer ao ano que nós estamos fechando, o primeiro ano de gestão, um grande ano de trabalho na Prefeitura. E para pedir um Natal muito abençoado. Será, sem dúvida nenhuma, um Natal de muita alegria, de muita união e de muita força”.
Santa Cecília é a padroeira dos músicos e da música sacra e tradicionalmente a missa de abertura do Natal de Curitiba conta com a participação do Coro da Camerata Antiqua da Fundação Cultural de Curitiba.
Com a ajuda das coroinhas da paróquia Nossa Senhora Aparecida e a participação das irmãs Carmelitas, padre André convidou a todos para montar o presépio da vida e preparar a vinda do Salvador, motivo principal de toda celebração no Natal.
“Que as pessoas possam se contaminar com o espírito de Natal e que todas as crianças sejam abençoadas e protegidas”, declarou o pároco.
Depois de tocar na gaita a canção 13 de maio, que celebra a aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, padre André declarou aberto o Natal de Curitiba 2025. A camerata encerrou a apresentação com a tradicional música Vem Chegando o Natal, de Fred Coots e H. Gillespie.
Também participaram da missa os secretários municipais Marc Sousa (Comunicação Social); Marilza de Oliveira Dias (Meio Ambiente); Marli Teixeira Leite (Mulher e Igualdade Étnico Racial); e Almir Bonatto (Urbanismo); a presidente do Imap, Beatriz Battistella; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan de Oliveira Rodrigues; o chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; o diretor de Ação Cultural, João Luiz Fiani; a assessora especial do gabinete do prefeito, Tatiana Turra; o administrador regional do Portão, Rodrigo Reis; e o vereador Serginho do Posto.
Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Cenarium Brasil, Favretto, Abrasel-PR, Leroy Merlin, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.