{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Curitiba e RMC

Prefeitura de Curitiba intensifica combate ao crime com operações de segurança em diferentes regiões da cidade

"Trabalhamos em duas frentes, identificando os criminosos que atuam na região central, aproveitando-se da vulnerabilidade das pessoas em situação de rua, e acolhendo aqueles que, por dependência química ou questões de saúde mental, estão nessa condição”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel sobre uma das das operações realizadas

há 3 horas

Assessoria

Publicidade
Prefeitura de Curitiba intensifica combate ao crime com operações de segurança em diferentes regiões da cidade
Foto: Reprodução

Em 2025, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) intensificou as ações para prevenção e combate aos crimes com as operações Checkout, Centro Seguro, Fura-Catraca e Cabo Seguro, além da criação de mais unidades especializadas na Guarda Municipal: as patrulhas de Proteção ao Transporte Coletivo e de Proteção Digital.

Neste ano também, foi aberto o concurso público com 100 vagas para reforçar o efetivo da Guarda Municipal. A expectativa é nomear 400 novos guardas até 2028. Houve ainda investimentos em novas viaturas e em tecnologias para ampliar o monitoramento de câmeras da Muralha Digital e o trabalho de inteligência.

Centro Seguro, uma grande missão

A Operação Integrada Centro Seguro foi lançada em fevereiro pelo prefeito Eduardo Pimentel, com reforço no policiamento e o trabalho conjunto da Guarda Municipal com as forças de segurança do Estado, aprimorando o combate aos crimes de furtos, roubos, homicídios e tráfico de drogas. Cerca de 390 agentes de segurança e 120 viaturas reforçam o policiamento e o acolhimento social de pessoas em situação de rua no Centro.

“Temos uma grande missão que é o Centro Seguro. Trabalhamos em duas frentes, identificando os criminosos que atuam na região central, aproveitando-se da vulnerabilidade das pessoas em situação de rua, e acolhendo aqueles que, por dependência química ou questões de saúde mental, estão nessa condição”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.

O taxista Luiz Carlos Malaquias, que atua há mais de 30 anos no Centro, destacou como positiva a realização da Operação Centro Seguro.

“Nós temos um problema sério com a segurança nos pontos de táxi e as patrulhas e operações trazem mais tranquilidade para os trabalhadores”, disse Malaquias.

Números do Centro Seguro em 2025

  • 11 fases

  • 4.302 ocorrências atendidas

  • 190 pessoas presas

  • 500 abordagens a suspeitos na área central.

  • Queda de 37,38% nos roubos: 67 ocorrências esse ano e 107 casos no ano passado

  • Queda de 17,92% no crime de dano, com 142 ocorrências em 2025 e 173 em 2024

  • Aumento 39,04% nas apreensões de substâncias ilícitas – passou de 146 no passado para 203 neste ano.

Operação Checkout fiscaliza pensões e hotéis

A Operação Checkout promoveu a fiscalização de hotéis, pensões e estabelecimentos comerciais na área central da cidade, para ampliar a segurança nesses locais e inspecionar o cumprimento de normas sanitárias e de saúde pública.

Números da Operação Checkout em 2025

  • 3 fases

  • 9 hotéis fiscalizados

  • 3 interditados pela Vigilância Sanitária

  • 11 suspeitos detidos pelos crimes de furto de energia e tráfico de drogas

  • 5 autos de infração aplicados por falta de alvarás de funcionamento

  • Guarda Municipal prende quatro pessoas na oitava fase da Operação Cabo Seguro

  • Guarda Municipal reforça segurança na linha de ônibus Alferes Poli para combater ação dos fura-catraca

Operação Cabo Seguro

Cada vez que cabos ou fios de cobres são furtados ou cortados, serviços essenciais, como energia elétrica, internet, telefonia, são interrompidos. Para coibir os furtos, a receptação e o comércio ilegal de cabos e fios de cobre de semáforos e sistemas de comunicação, a SMDT desenvolveu a Operação Cabo Seguro.

Números da Operação Cabo Seguro em 2025

  • 8 fases

  • 44 estabelecimentos que compram e vendem materiais recicláveis e sucatas vistoriados

  • 30 pessoas presas

  • 27 estabelecimentos notificados pela Secretaria Municipal do Urbanismo por falta de alvarás

  • 8 autos de infração emitidos.

Operação Fura-Catraca

Criada para a segurança do transporte coletivo, inibe a entrada nos ônibus de pessoas que não pagaram a passagem.

Números de 2025

  • 7 operações

  • 76 menores apreendidos

  • 80 adultos detidos pelo crime do Artigo 176 do Código Penal, por utilizar transporte coletivo sem ter recursos para pagar, que tem pena prevista de detenção ou multa.

Módulo da GM na Praça Oswaldo Cruz

O módulo da praça do Centro foi reformado para sediar o Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO), com o objetivo de proporcionar mais tranquilidade aos moradores e frequentadores da região. Este é o 20º módulo da Guarda Municipal de Curitiba, e funciona 24 horas.

Viaturas novas

A Guarda Municipal recebeu cinco caminhonetes modelo S10. Os novos veículos fazem parte do processo de renovação e ampliação da frota da corporação.

Conecta Muralha Curitiba

O programa reforça a segurança pública do município com a integração e o compartilhamento de sistemas de videomonitoramento privados — de empresas de segurança e condomínios — com a Muralha Digital da Prefeitura de Curitiba.

Em novembro, 400 câmeras com inteligência artificial de uma empresa de segurança privada foram incorporadas à Muralha Digital, e a previsão é que no primeiro trimestre de 2026 esta empresa integre mais 600 câmeras ao sistema.

“A integração possibilita o desenvolvimento de um trabalho de georreferenciamento para a prevenção e acompanhamento de ocorrências em tempo real, além de subsidiar os órgãos de investigação como o Ministério Público e a Polícia Civil", destaca o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.

Síndico e morador de um condomínio no bairro Água Verde, Ricardo Santos da Silva vai compartilhar as imagens das câmeras externas com a Muralha Digital.

“As câmeras vão garantir mais segurança e o monitoramento para prevenir casos de furtos e roubos, e no registro das ocorrências e dos acidentes aqui nessa região”, afirmou Ricardo.

Patrulhas especializadas

A Guarda Municipal ganhou duas novas unidades especializadas em 2025. A Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo reforça a segurança no transporte público. Já a Patrulha de Proteção Digital, iniciativa inédita no Brasil, tem trabalho voltado à segurança de crianças e adolescentes na internet.

Novos uniformes

Para comemorar os 39 anos da Guarda Municipal, a corporação começou a receber o novo uniforme tático e operacional, mais leve e ergonômico, adaptado às necessidades do trabalho diário dos guardas, com tecido que protege contra raios ultravioletas e boné.

Capacitação continuada

A corporação de Curitiba foi a primeira do País a participar das capacitações do Programa Município Mais Seguro - Formação Integrada para as Guardas Municipais do Projeto Nacional do Uso da Força, do Ministério da Justiça. Participaram 80 guardas de Curitiba.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Em 2025, investimentos para prevenção de enchentes se aproximam de R$ 78 milhões em Curitiba“Estamos investindo em obras estruturais e planejamento técnico para proteger as famílias. Nosso objetivo é agir hoje com a visão de futuro que a cidade merece”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia