Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

UEPG realiza ações de Setembro Amarelo

2024-09-06 às 15:32
Foto: Jéssica Natal

Pela valorização da vida. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou atividades em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à campanhas de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental. As ações foram organizadas para acadêmicos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e os Programas de Educação Tutorial (PET). Em 24 de setembro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) promove um evento para agentes universitários e professores.

Entre 04 e 05 de setembro, a Prae organizou um bate-papo com estudantes dos Campi. Sob o título “Saúde Mental no Contexto Universitário”, a palestra contou com as participações do psicólogo Rafael Diniz e o psiquiatra Luiz Gustavo Coimbra. A atividade é apenas uma das ações que a Prae desenvolve para acolher e escutar os alunos. A diretora de Ações Afirmativas e Diversidade, Iomara Favoretto, destaca o trabalho em campanhas para a comunidade acadêmica. “A universidade pode se mostrar um ambiente hostil algumas vezes, e neste momento o acadêmico se fragiliza e precisa do suporte emocional, então trabalhamos para oferecer orientação e acolhimento, para que neste período de permanência eles possam ter uma vida social, tranquila e saudável e que consigam se formar”.

O atendimento aos estudantes é multidisciplinar. São pedagogos, assistentes sociais e psicólogos, que atendem situações de cunho acadêmico. “Nosso foco no atendimento são assuntos institucionais, nas relações interpessoais com professores e colegas de turma, além de aprendizagem e rendimento estudantil”, explica a psicóloga da Prae, Bruna Catapan Fidelis. Em caso dos estudantes precisarem de atenção para casos extrainstitucionais, a psicologia encaminha para o ambulatório da UEPG ou para atendimentos em saúde mental do município. A Prae também faz a mediação em casos de discriminação, via Canal de Escuta. “Questões de necessidades educativas especiais, como transtornos do desenvolvimento globais, autismo, TDAH, depressão, ansiedade e bipolaridade, fazemos o acompanhamento para redes e serviço”.

Grupos de apoio

O novo projeto da Prae agora sãos grupos de apoio em Saúde Mental, feitos a cada 15 dias, intercalados entre UEPG Centro e o Uvaranas, para que o público seja assistido integralmente. “É importante que os alunos participem, porque esse é o espaço para eles falarem. Eles pedem tanto que a gente escute eles, que tenha mais eventos, então precisamos da aderência deles nesses serviços”. Os grupos de apoio terão temas livres, com temáticas trazidas pelos próprios alunos. “Não vai ser algo imposto, vai ser bem dinâmico, sem palestras, para ouvir as demandas dos alunos mesmo”.

Como entrar em contato com a Prae

Os alunos que quiserem atendimento psicológico podem procurar diretamente na sala da Prae, sala 42, prédio da Reitoria no Campus Uvaranas, ou agendar via WhatsApp (42 2102-8647 | 42 2102-8656). O Canal de Escuta está disponível para atendimento no WhatsApp 42 3220-3237.

Ações dos PET

Os Programas de Educação Tutorial (PET) da UEPG também se mobilizaram para levar o tema dos cuidados com a saúde mental nesta semana. Os PETs de Química, Engenharia de Alimentos e História da Universidade promoveram a palestra “Saúde Mental: como buscar o equilíbrio emocional”, ministrada pelo médico Vinícius Belinati Loureiro. A palestra aconteceu no dia 04, pelo Google Meet e teve como objetivo trazer informações, para que professores e estudantes estejam atentos para os sinais de adoecimento mental em colegas da comunidade acadêmica. A apresentação também contou com dicas para melhoria da qualidade de vida.

A professora Elaine Tiburtius, do PET Química, explica que a ideia do evento surgiu da urgência em abordar um problema que ela e seus colegas observam em estudantes. “O evento foi pensado pelo Interpet para pensar em maneiras para melhor contribuir à campanha e trazer mais informações aos nossos alunos, contribuindo, assim, para a prevenção”.

“As informações da palestra foram muito importantes para nós alunos. Aprendi muito sobre as ações básicas que podemos tomar para cuidar da saúde mental”, comenta a estudante Iris Benfica, do primeiro ano de Química Tecnológica. Ela ressalta que o evento foi seu primeiro contato com o tema de Saúde Mental desde que ingressou na UEPG.

Progesp

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) promove na terça-feira (24) o evento “Conversando sobre Saúde Mental”, às 14h, na Biblioteca Professor Faris Michaelis do Campus Uvaranas. O evento é alusivo às campanhas de Setembro Amarelo. Para marcar a data, o evento contará com palestras sobre saúde mental, estilo de vida e felicidade, com a coordenadora do Ambulatório de Saúde Integrativa (ASI) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Pública (Nesp), Milene Zanoni; o médico neurologista e diretor técnico dos Hospitais Universitários da UEPG, Marcelo Young Blood. Para se inscrever, basta acessar o link aqui.

da UEPG