Na manhã desta segunda-feira (6), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa deu início ao trabalho de higienização das ruas, calçadas e fachadas do comércio na área central da cidade.
Para diminuir o risco de contágio pelo novo coronavírus, um caminhão que serve ao Aeroporto Sant’Ana foi adaptado para fazer a desinfecção dos pontos onde há maior circulação de pessoas. Ele realizou a limpeza da Avenida Balduíno Taques, da Avenida Dr. Vicente Machado e do Calçadão da Coronel Cláudio.
De acordo Victor Hugo Oliveira, superintendente do Aeroporto Sant’Ana, o processo é experimental. “Como a gente tem todo o equipamento, fomos também atrás dos produtos necessários para que a gente pudesse fazer a desinfecção dos principais pontos onde as pessoas estão passando e tentar evitar que o vírus permaneça nesses lugares”, justifica.
Foram utilizados 12 mil litros de hipoclorito de sódio, produto que tem ação desinfetando e alvejante. “A gente diluiu numa proporção que o produto possa estar fazendo o papel de limpeza e, ao mesmo tempo, não atrapalhando o comércio”, explica.
Reabertura do comércio
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro Neto, o centro foi escolhido para dar início à ação porque hoje começa a reabertura gradual e planejada do comércio.
“Hoje começa a reabertura das lojas então, nada como nesse momento, fazer a desinfecção de todas as calçadas e as ruas. É uma pequena coisa que nos podemos fazer para ajudar”, afirma
Loureiro adianta que a ideia é que, nos próximos dias, seja realizada também a desinfecção nos bairros e outros pontos importantes da cidade.
Cuidados
O caminhão circula com o apoio de carros da Guarda Municipal. A orientação é para que, ao ouvir a sirene, as pessoas fechem portas e janelas, busquem um local protegido e não fiquem nas ruas. O hipoclorito de sódio pode manchar roupas e causar irritação de pele.
Confira a reportagem completa: