Por volta das 10h30 desta segunda-feira (12), as equipes da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal foram acionadas para prestar apoio a um oficial de Justiça no Santa Barbara. O oficial teria uma notificação de Medida Protetiva e Mandado de Afastamento do Lar em desfavor de um homem identificado como S. L. F. Chegando no local o homem estava se recusando a sair da residência.
O indivíduo não acatou a ordem judicial e ameaçou a equipe que se fazia presente no local dizendo que só sairia da casa morto e que não iria deixar ninguém adentrar na residência. Ele também ameaçou a sua esposa M.F., dizendo que se ele saísse da residência, voltaria mais tarde para matá-la.
Após várias tentativas de diálogo sem resultado, a equipe adentrou no terreno da residência e novamente dialogou com o homem para que cumprisse a ordem judicial.
Na sequência, o indivíduo concordou em se retirar da residência e em seguida apanhou um martelo e fez menção de investir contra a equipe. Na sequência, ele se auto lesionou com alguns golpes de martelo na própria cabeça. De imediato a equipe realizou disparo de arma não letal SPARK onde o mesmo foi neutralizado, porém quando a equipe estava contendo, o homem se debateu com a cabeça no chão várias vezes.
A equipe do SAMU foi acionada para prestar atendimento no local. O homem foi encaminhado para o Hospital Bom Jesus. No Hospital, após avaliação médica, foi realizado exame de tomografia e retirado um dardo da SPARK referente ao disparo. O indivíduo ficou em observação até receber alta do hospital e em seguida foi dado voz de prisão e lido seus direitos constitucionais. Ele foi conduzido para delegacia da Polícia Civil para medidas cabíveis.