Sábado, 12 de Outubro de 2024

Diagnóstico precoce de câncer de próstata possibilita mais de 90% de chance de cura, afirma Dr. Eduardo Bacila

2022-03-16 às 12:05

O médico urologista e presidente da Unimed Ponta Grossa, Eduardo Bacila, participou do programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na rádio Lagoa Dourada, nesta quarta-feira (16).

O médico destaca que o urologista é o especialista da Medicina que trata doenças do aparelho urinário e do aparelho genital masculino. Segundo ele, é comum tratar pedras nos rins, próstata e doenças genitais, como candidíase, sífilis, gonorreia. “Ultimamente temos visto mais casos de sífilis, que é uma bactéria que que causa úlceras e pode levar a doenças graves, e é transmitida sexualmente”, afirma.

Câncer de próstata

De acordo com Dr. Eduardo Bacila, o câncer de próstata é uma doença que prevalece nos homens mais velhos. “Com o passar dos anos estão deixando esse preconceito de lado, procurando fazer consultas preventivas, entendendo que se ele tiver um diagnóstico mais precoce, a luta contra essa patologia vai ser muito mais tranquila”, afirma.

A orientação é para que o exame laboratorial e de toque sejam realizados a partir dos 50 anos. Em casos de histórico da doença em familiares, como pai, irmãos ou avô, a recomendação é de que os exames sejam realizados a partir dos 45 anos. Segundo Bacila, este tipo de câncer não se manifesta com nenhum sintoma no estágio inicial da doença, por isso a importância de realizar a prevenção. “Com diagnóstico precoce de câncer, você cura 92% dos casos, vale a pena investir na saúde. 25% dos homens, ou seja, 1 em cada 4, vão ter câncer de prostata”, alerta.

Confira a entrevista completa com o médico: