Terça-feira, 24 de Setembro de 2024

Funcionários da UPA Santa Paula serão mantidos em novo contrato de gestão, afirma terceirizada responsável pelo local

2020-08-31 às 12:00

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do núcleo Santa Paula em Ponta Grossa terá algumas mudanças na administração do local. A empresa atual, terceirizada, deixa de prestar o serviço às 23h59 desta segunda-feira, 31 de agosto, quando termina o contrato. Como não pode ser renovado, a Fundação Municipal de Saúde realizou uma dispensa emergencial para esse serviço e já tem uma outra empresa ganhadora, o Ideas (Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde).

Segundo a assessoria de imprensa do Ideas, nenhum funcionário da UPA 24h será prejudicado com a mudança e todos os cargos serão mantidos na mesma esfera em que se encontram atualmente. “Uma equipe responsável pela gestão de Recursos Humanos (RH) já está em Ponta Grossa para finalizar os últimos detalhes com relação a manutenção dos cargos dos atuais colaboradores”, informou a empresa. O Ideas ainda informa que emitirá um comunicado oficial nesta tarde esclarecendo a situação.

A mudança de administração vinha gerando preocupação por parte dos colaboradores da UPA. No último dia 20 de agosto, uma colaboradora, que não quis se identificar, relatou ao D’Ponta News a incerteza. “Ficamos sabendo que já tem uma empresa vencedora para a administração da UPA, porém, até o presente momento ninguém foi comunicado de como ficará a situação profissional de cada um”, relatou.

O que diz a Prefeitura

Em comunicado enviado ao portal D’Ponta News, a Prefeitura de Ponta Grossa por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informa que o contrato será rescindido e que cabe a nova empresa terceirizada a negociação diretamente com os servidores, não cabendo à FMS fazer qualquer exigência.

Decisão judicial

A empresa Ideas assume através de uma liminar concedida na justiça por 90 dias. Tal sentença se deu em vista de uma decisão judicial que possui trâmite pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa, onde foi determinado à Fundação Municipal de Saúde a suspensão do contrato realizado com a empresa INCS e a reclassificação da organização social Ideas. Clique aqui para conferir detalhes da licitação.

Anteriormente, a empresa cotada para assumir o local era o INCS (Instituto Nacional de Ciências da Saúde), conforme mostrou reportagem do D’Ponta News no dia 20 de agosto. Confira clicando aqui.

Empresa reafirma compromisso

A empresa Ideas (Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde) informou por meio de nota oficial à imprensa que os postos de trabalho serão mantido na UPA da Santa Paula. A empresa comunica ainda que uma equipe responsável pelo RH já está na cidade para tratar da manutenção dos cargos.

Confira a nota oficial:

O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) assume oficialmente à 0h desta terça-feira, dia 1º, em parceria com a prefeitura de Ponta Grossa (PR), a gestão da UPA Santa Paula. Organização social com atuação na área da saúde e sede em Florianópolis (SC), o Ideas hoje administra sistemas e unidades de saúde em São José, Criciúma, Jaguaruna e Florianópolis, em Santa Catarina; em Canoas e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; em Angra dos Reis (RJ) e agora também ingressa no Paraná.

Uma equipe administrativa e de RH do Ideas está em Ponta Grossa desde o final de semana para fazer a transição e garantir a normalidade nos serviços. “O atendimento será mantido normalmente, a população pode ficar tranquila quanto a isso”, destaca Danilo Pavarine, gerente operacional corporativo do Ideas. Por determinação do Comitê de Operações Emergenciais de enfrentamento à covid-19, desde abril, e em caráter temporário, a UPA Santa Paula vem fazendo atendimentos exclusivos a pacientes com síndrome respiratória.

Os postos de trabalho, salários e benefícios dos funcionários da UPA também serão mantidos pelo Ideas, que, para futuras contratações, já abriu cadastro para Banco de Talentos da UPA. “Serão mantidos todos os postos de trabalho em conformidade com o edital e a nossa proposta”, reforça Pavarine. Interessados em cadastrar-se no Banco de Talentos do Ideas podem enviar currículo para o e-mail [email protected].

Foto: PMPG