Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024

Pioneiro na medicina veterinária em PG, Ennio Baptista Rosas morre aos 101 anos

2020-06-08 às 21:08

O médico veterinário mais antigo de Ponta Grossa, Ennio Baptista Rosas morreu nesta segunda-feira (8) aos 101 anos de idade. Ennio faria 102 anos em 1.º de agosto. Natural de Ponta Grossa, o veterinário era um dos pioneiros e mais respeitados nomes da área na região dos Campos Gerais, atuando até os dias de hoje.

História

Formado pela faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais em 1943, Ênio Batista Rosas, administrou a Fazenda Morro do Castelo, no distrito de Itaiacoca, onde produziu queijo, hortaliças, soja,milho e aveia, por mais de 80 anos. Ennio preservava muito a mata nativa local, e em todos os anos manteve o plantio de diversas espécies de árvores.

O médico veterinário foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), em solenidade realizada na Delegacia de Ponta Grossa no ano de 2013, pela longa trajetória profissional. Rosas foi responsável pela conscientização da necessidade de se erradicar a peste suína, aftosa, carbúnculo e a raiva, com trabalho intenso nas décadas de 40 e 50, quando representou para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul as vacinas Hertape.

Velório e sepultamento

Ele está sendo velado na Capela São Francisco. O sepultamento está previsto para acontecer nesta terça-feira (9), em horário a ser confirmado no Cemitério São José. A causa da morte não foi divulgada pelo serviço funerário. Ennio deixa esposa e uma filha.

Com informações: CRMV/PR/Foto: Reprodução Facebook CRMV