Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e Eduardo Vaz, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (8), o professor Everson Krum revelou que a redução de 15% do peso de um indivíduo pode diminuir possibilidade de desenvolver diabetes grave.
Segundo Krum, o estudo, que foi divulgado em um congresso recentemente, avaliou um grupo de pacientes que não tinham diabetes. “Foi dado um medicamento que não tinha efeito nenhum, o chamado placebo, associado a outros dois medicamentos que são utilizados e mais a dieta. Os resultados foram muito bons em quem fez a dieta com perda de peso, a partir de 15% na queda de peso, teve resultados muito bons na evolução da diabetes”, diz.
É importante ressaltar que o estudo avaliou a diabetes tipo 2, aquela que o indivíduo adquire durante a vida. “Com o passar do tempo, o pâncreas não produz insulina e as células ficam resistentes à insulina, então tudo o que come de carboidrato, de glicose, fica rodando no sangue e uma parte disso acaba levando para gordura e acumula. Então se você perder isso, ajuda a equilibrar a glicose que circula no sangue, diminuindo a possibilidade de evolução”, conclui.
Confira o programa na íntegra: