Durante bate-papo exclusivo ao Ponto de Vista, programa apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (09), o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Celso Pansera, diretamente de Brasília, falou sobre o evento que a ABDE realizará em Londrina.
ABDE promove evento gratuito sobre a importância do crédito rural, em Londrina
A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) realizará, na tarde do próximo dia 14 de março (quinta-feira), em Londrina/ PR, o primeiro encontro do Fórum Debate – ciclo de eventos regionais que tem intuito promover o diálogo entre setor público, setor privado e sociedade civil sobre o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo do Brasil – intitulado ‘A importância do crédito rural: sustentabilidade e tecnologia’.
“Nós escolhemos fazer o primeiro evento desse ano em uma área rural para dialogar com os nossos tomadores de financiamento. A decisão de fazer em Londrina foi devido a ser um polo regional muito forte economicamente”, ressaltou Pansera. “A ABDE promove muitos eventos com debates sobre financiamento, progresso, desenvolvimento, economia e sustentabilidade; dessa forma, buscamos levar o debate para esses locais”, acrescenta.
O evento, que conta com apoio da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento do Desenvolvimento (FPSNF), terá a presença do presidente da ABDE e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, e da Deputada Federal e presidente da FPSNF, Luisa Canziani (PSD-PR). Além da participação de representantes do governo federal e estadual e de especialistas do tema.
Segundo Celso Pansera, Londrina abrirá a Agenda 2024 de eventos regionais da instituição, ampliando o alcance dos debates sobre o desenvolvimento já realizados pela Associação nos últimos anos. “A troca de experiências entre os formuladores da política nacional e as instituições financiadoras dessas iniciativas tornará possível a identificação de possíveis caminhos para a concretização da política de inovação, aumento de produtividade e resiliência do setor agroindustrial e da agricultura familiar brasileira”, completa o dirigente da ABDE.
Com entrada gratuita, a programação incluirá a apresentação de três painéis, sendo o primeiro sobre ‘Desafios do crédito agrícola para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira’. Em seguida, o tema apresentado será ‘Financiamento à inovação na agricultura brasileira: novas tecnologias para o desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável’ e para finalizar haverá uma série de reuniões técnicas de atendimento, com clientes efetivos e potenciais.
“A nossa agricultura é uma das mais modernas, inventivas e criativas do mundo. A ciência e a capacidade de trabalho dos brasileiros transformou a nossa economia através da agricultura”, afirma. “O Sul do país é muito intensivo na aplicação de novas tecnologias, então teremos a oportunidade de debater essa questão”, finaliza Pansera.
com informações do ABDE
Serviço
Para participar do evento, clique aqui.
Confira a entrevista completa:
Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.
A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz; T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa 99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.