há 8 horas
Publicado por Edilson Kernicki
Num assalto no início da manhã deste domingo (19), joias da coleção de Napoleão Bonaparte foram levadas do Museu do Louvre, em Paris, na França. O assalto fez com que o museu fosse fechado neste domingo.
A ministra francesa da Cultura, Rachida Datti, informou que o assaltou não deixou feridos. Equipes do museu e da polícia estão no local e já iniciaram as investigações.
⚠️🇫🇷 Le musée du Louvre restera fermé aujourd'hui pour raisons exceptionnelles.
∴
⚠️🌍 The Musée du Louvre will remain closed today for exceptional reasons. pic.twitter.com/bFY1hRaW5k— Musée du Louvre (@MuseeLouvre) October 19, 2025
Toda a movimentação teria durado cerca de sete minutos, entre as 9h30 e 9h40, no horário local, 5h30 e 5h40, no horário de Brasília, logo após a abertura do museu. Os suspeitos teriam chegado ao local de patinete e usaram um elevador de carga para acessar uma das fachadas do museu, antes de quebrar as vidraças com ferramentas. Teriam sido roubadas joias de Napoleão da galeria Apollon.
Ainda está sendo contabilizado o valor dos objetos roubados e o ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, as classificou como "de valor incalculável". Ele também disse à TV que os assaltantes já seriam conhecidos pela prática de crimes similares em Paris.
Seriam três ou quatro os suspeitos, que teriam fugido a bordo de uma scooter TMax.
Segundo a ministra da Cultura, uma das joias foi recuperada ainda dentro do museu. Conforme o Le Parisien, trata-se da coroa da Imperatriz Eugénie, que era casada com Napoleão III.