há 3 horas
Carlos Solek
Com mais de 97% de urnas apuradas, Rodrigo Paz Pereira foi eleito presidente da Bolívia, segundo o TSE do país. O novo chefe de Estado boliviano é do PDC (Partido Democrata Cristão), de centro-direita, senador e ex-prefeito de Tarija.
Rodrigo venceu o ex-presidente Jorge Tuto Quiroga (Libre), de direita. Os dados apontam que Paz conquistou 54,5% dos votos, contra 45,5% de Tuto. O novo presidente é filho de um ex-mandatário da Bolívia, Jaime Paz Zamora, que governou entre 1989 e 93.
Um dos principais desafios de Paz será lidar com a crise econômica do país. De acordo com a CNN, durante sua campanha presidencial, ele defendeu a descentralização do governo e a promoção do crescimento do setor privado, mantendo os programas sociais.
A eleição presidencial na Bolívia também foi marcada pelo ineditismo de um segundo turno. Foi a primeira vez na história do país que a população foi às urnas para escolher seu novo mandatário dessa forma.
Outra surpresa do pleito, foi a derrota histórica do MAS (Movimento ao Socialismo), que governa o país desde 2006. O candidato do atual presidente Luís Arce, Eduardo Del Castillo, teve apenas 3% dos votos no primeiro turno. O ex-presidente boliviano Evo Morales, que deixou o partido há alguns anos e se declarou nulo no primeiro turno, deu o seu apoio a Rodrigo Paz e disse que “votou por obrigação”.
Paz assume o poder já em novembro.