{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Paraná

Maior Superlua de 2025 ilumina céu paranaense nesta noite

Na noite de hoje será acompanhada do aglomerado estelar Plêiades, também conhecido como Messier 45 (M45) ou “As Sete Irmãs”

há 2 horas

Amanda Martins

Publicidade
Maior Superlua de 2025 ilumina céu paranaense nesta noite
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
Publicidade

Os brasileiros terão um espetáculo no céu nesta quarta-feira (5): a maior e mais brilhante Superlua de 2025 poderá ser observada em todo o país. O fenômeno acontece porque a órbita da Lua não é perfeitamente circular, fazendo com que, em determinados momentos, ela fique mais próxima da Terra, parecendo cerca de 8% maior e 16% mais luminosa do que o habitual.

A Superlua ocorre quando a Lua cheia atinge o perigeu, ponto de maior aproximação com a Terra, uma distância média de 356 mil quilômetros, em contraste com os 406 mil quilômetros do apogeu, quando está mais distante. Essa diferença de aproximadamente 50 mil quilômetros é o que causa o efeito visual impressionante, tornando o satélite natural mais brilhante e imponente no céu.

Os astrônomos recomendam que os observadores escolham locais abertos, sem prédios ou árvores, para uma visão mais clara do fenômeno.

Além do brilho intenso, a Superlua desta quarta virá acompanhada de um belo detalhe: o aglomerado estelar Plêiades, também conhecido como Messier 45 (M45) ou “As Sete Irmãs”, poderá ser visto próximo ao satélite natural.

No Paraná a previsão do tempo sugere boa visibilidade, com alternância entre nuvens e aberturas no céu a partir do final da tarde, momento ideal para começar a observação. A lua deve estar nos céus às 18h57, facilitando a contemplação deste raro evento natural.

Esta será a segunda Superlua visível no Brasil em 2025, prometendo um espetáculo celeste imperdível para quem quiser observar o céu nesta noite.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Suspeito foge de delegacia, mas se arrepende e volta pedindo desculpas no PRDetido por violência doméstica, homem de 34 anos aproveitou distração de policiais na Delegacia do Alto Maracanã, na Região Metropolitana de Curitiba
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia