Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025

Morador é surpreendido por onça no telhado de casa no PR

2025-10-02 às 11:29
Foto: Divulgação/Unifil

Uma onça-parda foi resgatada após ser encontrada sobre o telhado de uma residência em Congonhinhas, no Norte do Paraná, na tarde desta terça-feira (30). O caso foi divulgado pelo portal RIC. O morador conseguiu laçar o animal e mantê-lo preso até a chegada das equipes do Instituto Água e Terra (IAT), que realizaram o resgate.

A fêmea, com menos de um ano de idade, estava debilitada, magra e com ferimentos. Ela foi encaminhada ao hospital veterinário do Centro Universitário Filadélfia (Unifil), em Londrina, onde passa por exames de sangue, raio-x e ultrassom, além de receber antibióticos e anti-inflamatórios.

Segundo a médica veterinária da Unifil, Daniela Martina, o estado clínico da onça exige alguns dias de tratamento antes da soltura. “A onça não está bem clinicamente, chegou magra, machucada e vai precisar de alguns dias para se recuperar. O tratamento deve prosseguir por pelo menos uma semana. Só depois será solta na natureza”, afirmou.

O IAT informou que a data e o local de devolução do animal à natureza ainda serão definidos. O veterinário Pedro Camargo, especialista em operações com felinos no instituto, ressaltou a importância de acionar os órgãos responsáveis em casos como este. “É fundamental acionar os órgãos competentes porque têm profissionais capacitados para manejar animais com segurança em resgates, além de orientar a comunidade sobre procedimentos corretos ao se deparar com onças e outras espécies”, explicou.