há 2 horas
Giovanni Cardoso

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, comentou sobre o cenário político estadual e sua possível participação nas eleições de 2026 durante entrevista ao programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero. A entrevista completa vai ao ar no próximo sábado (31), na Rede T de rádios, a partir das 7h.
Greca afirmou que recebe os resultados de estudos eleitorais, em especial o divulgado pelo Paraná Pesquisas na última semana, com serenidade e vê os números como uma "fotografia do momento", destinada a orientar o debate político. Segundo ele, os dados refletem sua trajetória e seu trabalho junto à população, mas não definem resultados futuros.
"Os bons números refletem minha trajetória que foi construída com muito trabalho. Aparecer competitivo, com margem para crescimento, baixíssima rejeição, como opção que não é ideológica e como favorito da área do governo, mostra que estamos no caminho certo", declara.
O secretário destaca ainda sua relação com o Ratinho Junior e o PSD, enfatizando que a escolha do candidato da sigla dependerá do governador. Greca disse que mantém diálogo com aliados, mas evita especulações sobre um plano alternativo caso não seja indicado. Além disso, ele aponta que uma outra escolha não deverá ser vista como um "ato de deslealdade". "Eu tenho muitos anos de serviço ao lado do Ratinho. Nós tivemos isso nas eleições do Eduardo (Pimentel), avançamos na reeleição do Ratinho Junior. Eu já tinha começado quando eu e Margarita (Sansone) apoiamos o Ratinho Junior para prefeito de Curitiba em detrimento do Gustavo Fruet, o que mostrou que nós estávamos certos porque o Gustavo não foi bem como prefeito. Então toda essa grande trajetória ao lado do Ratinho Junior me faz crer que eu vou merecer essa consideração", pondera.
Plano B
Ao ser questionado sobre uma possível alternativa, Greca aponta que política é a "arte da conversa". “Se a casa cair, a gente vai pensar depois que a casa cair. Não vamos ficar pensando no problema antes dele acontecer”, afirmou.
Sobre as perspectivas de consolidação de outros concorrentes, em especial Sergio Moro, o secretário aponta que Ratinho deve anunciar logo seu possível sucessor. "Ele disse que quer fazer isso o mais cedo possível, depois do Verão Maior", finaliza.
Além disso, ele destacou projetos desenvolvidos no Paraná, incluindo iniciativas de cidades inteligentes, monitoramento agrícola e energias renováveis, como parte de seu compromisso com o serviço público. Greca reforçou a intenção de atuar de forma construtiva, independentemente do resultado político, e se disse preparado para contribuir como “soldado do paranismo” nas eleições de 2026.