há 2 horas
Giovanni Cardoso

O deputado federal Aliel Machado anunciou, por meio de suas redes sociais nesta sexta-feira (07), um importante avanço nas tratativas para a implantação de um Campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Ponta Grossa.
Segundo o parlamentar, a conquista é resultado de uma reunião realizada em Brasília com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com o secretário responsável pelos Institutos Federais, Marcelo Bregagnoli, que reafirmaram o compromisso com o projeto. O ministro se comprometeu a adquirir um imóvel na cidade, etapa fundamental para que o atual Centro de Referência do IFPR seja oficialmente transformado em um Campus.
Durante o encontro, o deputado destacou o impacto social da iniciativa: “Eu sou muito grato, eu que vim de periferia. Nós estamos falando aqui de alunos que têm um sonho de ter uma oportunidade de estudar em uma instituição federal, e isso vai transformar a cidade de Ponta Grossa. Eu queria lhe agradecer, agradecer o presidente Lula, a ministra Gleisi, que interferiu junto para que isso acontecesse, e a vocês por estarem atendendo esse pedido”, declarou.
O ministro Camilo Santana reforçou o compromisso do governo federal com a expansão da rede de ensino técnico e superior. “Dar um abraço a toda população de Ponta Grossa, a todos do Paraná, dizer que vocês têm um grande parlamentar que defende a educação e defende o estado do Paraná. Nós assumimos aqui um compromisso: vamos fazer uma parceria importante agora para que a gente possa adquirir um bom imóvel para que seja a futura sede do Campus do Instituto Federal de Ponta Grossa, que hoje é um centro de referência. Logo que a gente fizer essa aquisição, a gente transforma de centro de referência em Campus do Instituto Federal lá de Ponta Grossa para dar segurança e oportunidade para nossos jovens de Ponta Grossa e da região. Esse é o compromisso do presidente Lula, foi o presidente Lula que mais criou Institutos Federais nesse país”, afirmou o ministro.
Aliel explicou que o processo deve ocorrer em etapas e que a consolidação do novo campus está prevista para os próximos anos. “Primeiro a gente vai fazer a aquisição do prédio. Nós vamos dividir essa responsabilidade depois da aquisição. Quando se consolidar, lá pelo ano de 2026, o ministro vai assinar e vai autorizar. A gente vai fazer uma grande festa”, completou.