{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Ponta Grossa

Água e esgoto em PG e região: documento revela planos da Sanepar para as próximas décadas

Companhia garante 100% de abastecimento de água e projeta avanço na coleta de esgoto em documento publicado nesta segunda (5)

há 2 dias

Heryvelton Martins

Água e esgoto em PG e região: documento revela planos da Sanepar para as próximas décadas
Reprodução

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) tornou pública, nesta segunda-feira (5), a celebração de termos aditivos para a prestação de serviços de água e esgoto em diversas microrregiões do estado. O documento oficializa metas de cobertura e qualidade para Ponta Grossa e municípios vizinhos, em adequação às normas da Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico.

O acordo estabelece a manutenção de 100% de cobertura no abastecimento de água potável durante toda a vigência dos contratos. A medida vale para todos os municípios atendidos nas microrregiões Centro-Litoral, Centro-Leste e Oeste.

Esgoto em Ponta Grossa

Para o esgotamento sanitário, a Sanepar definiu metas progressivas. Em Ponta Grossa, o índice de cobertura (ICE) projetado para 2025 e 2026 é de 92%. O objetivo é manter esse patamar até atingir 95% em 2039 e chegar a 97% de cobertura em 2045.

O documento também traça objetivos para a redução de perdas de água na distribuição. A meta para Ponta Grossa é baixar o desperdício para 249 litros por ligação/dia até 2033. Atualmente, o índice referência para 2025 é de 269 litros.

Cenário nos Campos Gerais

O Diário Oficial traz ainda os índices para cidades vizinhas na microrregião Centro-Leste (MRAE-2). Confira as metas de coleta de esgoto para alguns municípios da região:

  • Castro: Inicia 2025 com 87% de cobertura e deve atingir 90% a partir de 2033.

  • Carambeí: Mantém a meta de 90% fixa de 2025 até o fim do contrato.

  • Palmeira: (Não listada no recorte MRAE-2, mas municípios como Piraí do Sul aparecem com meta de 90% em 2032).

  • Telêmaco Borba: Projeta saltar de 88% em 2025 para 90% já em 2026.

Qualidade do tratamento

Além da expansão da rede, a Sanepar compromete-se com a qualidade. Para a água, a exigência é que 95% das amostras estejam dentro do padrão de coliformes totais do Ministério da Saúde até 2025. Já para o esgoto, a meta é alcançar 90% de conformidade na Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) na saída do sistema de tratamento na maioria dos municípios já em 2025.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Conselho de Urbanismo barra instalação de 'shopping médico' em Ponta GrossaDecisão prioriza sossego em área residencial e nega também projeto de supermercado na região do bairro Estrela
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia