há 2 horas
Matheus Gaston

A Secretaria Municipal de Educação (SME) irá contratar uma empresa para reformar e ampliar a escola municipal Doutor José Pinto Rosas, no Núcleo Bonsucesso, em Ponta Grossa. A unidade foi gravemente danificada após um vendaval. O investimento é de R$ 2,3 milhões.
De acordo com a licitação, os serviços serão voltados à recomposição da infraestrutura e à cobertura dos blocos atingidos pelo temporal em 21 de setembro deste ano. O objetivo é reestabelecer as condições adequadas de segurança, funcionamento e a continuidade do serviço público de educação.
Os danos provocados pelo vendaval obrigaram a realocação de 337 estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial para outras escolas. Segundo o termo de referência da Concorrência Eletrônica nº 41/2025, a medida emergencial provocou sobrecarga de turma, desorganização de rotinas, aumento do risco pedagógico e impactos sociais e logísticos.
"A situação obrigou a realocação emergencial, gerando transtornos logísticos e pedagógicos que atentam contra o princípio da continuidade do serviço público essencial. A intervenção é, portanto, uma medida de urgência e de salvaguarda do interesse público", diz o documento.
Imagens anexadas ao relatório fotográfico da licitação mostram parte dos estragos provocados pela chuva. O telhado da quadra de esportes foi arrancado pelo vento e danificou o prédio. Veja as fotos:

A abertura das propostas inscritas vai ocorrer em 30 de janeiro de 2026. O critério de julgamento será "melhor combinação de técnica e preço". O prazo para execução das obras é de 60 dias a partir da emissão da ordem de serviço.