há 3 horas
Assessorias
A Prefeitura de Ponta Grossa lançou nesta quarta-feira (22) o “Zap PG”, um novo canal de atendimento via WhatsApp. A ferramenta busca facilitar o acesso da população a serviços da Secretaria da Fazenda e da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O atendimento funciona pelo número (42) 991183980.
O serviço permite, por exemplo, a emissão de boletos e a confirmação de consultas em Unidades de Saúde. O Zap PG se soma a outras ferramentas, como a aba “Serviços Digitais” no site da Prefeitura, ampliando o acesso digital aos serviços do Município.
“Nos mais diversos segmentos da sociedade, buscar serviços e atendimento pelo celular se tornou uma tendência. Por isso, nossas equipes trabalham diariamente para avançar nesta área e o atendimento pelo WhatsApp, de forma rápida e prática, é um exemplo claro deste esforço coletivo”, ressaltou a prefeita Elizabeth Schmidt.
Para acessar o Zap PG, o cidadão deve enviar uma mensagem para o telefone (42) 991183980. Na sequência, receberá uma lista dos serviços disponíveis e as informações necessárias para acessar cada um deles.
Na área da Fazenda, o contribuinte pode usar o canal para consultar débitos do IPTU, tanto de 2025 quanto de exercícios anteriores. Também é possível autorizar o envio do boleto anual do imposto pelo WhatsApp.
“Para ter acesso às informações, é necessário que o contribuinte somente digite o número do cadastro do imóvel e confirme algumas informações simples. Logo em seguida, o programa informa o código de barras e gera também o boleto em PDF para o pagamento”, explicou o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.
Na Saúde, as famílias atendidas nas Unidades de Saúde poderão atualizar seus cadastros com o Município. A partir da atualização, o sistema enviará informações sobre o agendamento de consultas e exames.
O Zap PG também funcionará como um lembrete para a confirmação da atividade agendada. “Além da praticidade no atendimento, acreditamos que essa ferramenta também será importante para diminuir a porcentagem de ausência dos pacientes em exames e consultas agendadas”, resumiu Liliam Brandalise, presidente da FMS.