Na próxima sexta-feira (05), a Câmara Municipal de Ponta Grossa recebe a cerimônia de entrega do título de cidadão benemérito do Paraná ao bispo Dom Sergio Arthur Braschi. A solenidade está agendada para iniciar às 18h, no Plenário.
O título foi concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná por indicação do então deputado estadual Tadeu Veneri (PT), hoje parlamentar federal.
Dom Sergio Arthur Braschi nasceu em Curitiba, aos 03 de dezembro de 1948, segundo de sete filhos do casal Acyr Arthur e Maria Leopoldina Santanna Braschi. Batizado na Paróquia São Francisco de Paula, no dia 8 de dezembro, cresceu numa família cuja vida se alimentava na comunidade paroquial. Bem cedo apareceram sinais de vocação ao Sacerdócio no menino que ia, quase diariamente, rezar e treinar os dedos no piano da Igreja.
Cursou os primeiros anos do Primário no Grupo Escolar “19 de Dezembro”, ingressando a 17 de fevereiro de 1959, no recém-inaugurado Seminário Menor São José, Colônia Nova Orleans. Aí terminou o primeiro grau e cursou o segundo grau, de formação clássica.
Passando ao Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, de 1967 a 1969 cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em setembro de 1969, partia para Roma.
Ordenado sacerdote a 8 de julho de 1973 por Dom Pedro Fedalto, na mesma Paróquia onde fora batizado, crismado e fizera a Primeira Comunhão.
Em 18 de fevereiro de 1998 foi nomeado Bispo Auxiliar de Curitiba pelo Santo Padre João Paulo II, e sagrado no dia 14 de abril de 1998 na igreja Catedral de Curitiba. Seu lema é “Vida, Doçura e Esperança”, baseado na oração da “Salve, Rainha”, onde a Virgem Maria é exaltada com essas palavras. No dia 16 de julho de 2003 foi nomeado Bispo Diocesano de Ponta Grossa, tomando posse da mesma no dia 05 de setembro de 2003.
com informações da Diocese de Ponta Grossa