Sábado, 11 de Janeiro de 2025

Revista D’P – Especial Prefeitos da Região: Elisangela Pedroso

2024-12-09 às 14:51
Foto: Divulgação

Reeleita com 52% dos votos, prefeita de Carambeí projeta nova gestão com mais melhorias na saúde e continuidade de projetos que tiveram êxito no primeiro governo

por Edilson Kernicki

Em sua reeleição para comandar a Prefeitura Municipal de Carambeí, Elisangela Pedroso, de 43 anos, recebeu 7.121 votos – 1.607 a mais do que em 2020, representando um ganho de 29,14%. O número de eleitores alistados também cresceu nesse intervalo, ao saltar de 15.581 para 17.313 (11,11% a mais). No entanto, outro aspecto que aumentou nas eleições deste ano em Carambeí foram as abstenções: 3.141 (18,14% do total), contra 2.676 (16,88%) da última eleição.

Nesse segundo mandato, Elisangela Pedroso, que trocou o PSB pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, estará à frente do Executivo carambeiense no momento que o município, uma das 28 cidades “caçulas” do Paraná, caminha para os 30 anos desde sua emancipação. A lei estadual 11.225, de 13 de dezembro de 1995, emancipou o antigo distrito do município de Castro. Carambeí foi instalado em 1º de janeiro de 1997, data de posse de seu primeiro prefeito, Alci Pedroso de Oliveira (PTB), pai de Elisangela.

Como o pai, ela também fez história ao se tornar a primeira mulher a assumir o cargo. Teve como desafio, em sua primeira administração, reduzir a folha de pagamento dos servidores, que encostava no teto de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) do município, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Uma das marcas mais fortes de seu primeiro mandato foi a comunicação direta com a população, especialmente através das redes sociais e de grupos no WhatsApp.

Para a nova gestão, a prefeita reeleita aposta na continuidade do que tem dado certo na sua administração, para conduzir o município a um progresso ainda maior.

Carambeí tem uma população bastante engajada e que cobra melhorias. Ao mesmo tempo, a primeira gestão da senhora foi marcada por uma comunicação transparente e próxima da comunidade. Como a senhora avalia esses fatores e como eles influenciam na sua forma de governar?

Sem a proximidade com a população, é impossível traçar uma gestão bem-sucedida. São os anseios da comunidade que norteiam os projetos necessários para o desenvolvimento do município. Posso citar aqui um exemplo que é a retomada da industrialização, programa que foi elaborado para atender a uma antiga reivindicação dos moradores, para que Carambeí oferecesse mais oportunidades de trabalho e, com isso, o crescimento e o fortalecimento do comércio e naturalmente de toda cidade. Esse programa também veio acompanhado da oportunidade de profissionalização de jovens e adultos, com ofertas de cursos técnicos, capacitações e oficinas a custo zero. Nossos projetos e programas foram e continuarão sendo pautados naquilo que a população precisa, nas demandas trazidas para a administração, sempre com transparência e respeito aos cidadãos.

“Nossos projetos e programas foram e continuarão sendo pautados naquilo que a população precisa, sempre com transparência e respeito aos cidadãos”

O que a senhora avalia que deu mais certo nesse primeiro mandato e que pretende estender para o segundo?

Continuaremos a condução da administração da mesma forma, ou seja, ouvindo a comunidade e executando os programas e projetos com transparência. Posso afirmar que tudo deu certo e terá continuidade. Na área da saúde, realizamos uma grande transformação com o programa de consultas de especialistas no próprio município, o que reduziu a praticamente zero as filas de espera. A oferta de medicamentos mais do que dobrou e nenhum paciente sai da consulta sem o medicamento prescrito. Temos transporte digno e oferecemos um lanche adequado para aqueles pacientes que necessitam de tratamentos fora do município. Também temos o serviço de entrega e acompanhamento de pacientes acamados. Novas Unidades Básicas de Saúde [UBS] foram edificadas e as antigas, reformadas. E o mais importante: o quadro de médicos foi ampliado e, com isso, todas as unidades contam com esse profissional que está presente durante todo o dia, a semana inteira.

Lançamos vários programas na área da saúde que serão implementados, principalmente porque toda a infraestrutura da saúde está sofrendo uma grande transformação para que a população possa ter ainda mais e melhor atendimento com uma Unidade de Pronto Atendimento [UPA].

Com a experiência adquirida nesse primeiro mandato, o que a senhora avalia que precisa ser revisto para a nova gestão?

Acredito que tanto eu, como prefeita, quanto toda a minha equipe temos de continuar o trabalho, buscando equilíbrio nas ações executadas. Sendo assim, não há o que necessite ser revisto para esse segundo mandato. Claro que iremos, dada a experiência adquirida nos últimos quatro anos, melhorar em muito o nosso trabalho, sendo assertivos de uma forma mais rápida e eficaz.

“Toda a infraestrutura da saúde está sofrendo uma grande transformação para que a população possa ter ainda mais e melhor atendimento com uma UPA”

Mal terminam as eleições, já começam as especulações em torno do novo secretariado. Pretende fazer alguma reforma administrativa para a próxima gestão, com a troca de algum secretário, redução ou ampliação de pastas?

Não estou focada nessa questão ainda, tendo em vista que há projetos e programas em desenvolvimento que precisam da atenção e trabalho de toda a equipe até o fim desta gestão em 31 de dezembro.

Como estão sendo estabelecidas as articulações junto ao governo estadual para o novo mandato?

Tenho uma excelente relação com o governador Ratinho Júnior e sua equipe, tendo recebido apoio em diversos programas implantados no município. Com a minha reeleição, estou muito mais fortalecida para estreitar essa relação com o governo estadual e trazer mais benefícios para a nossa Carambeí, que atualmente é uma cidade com grande destaque nos Campos Gerais.

“Dada a experiência adquirida nos últimos quatro anos, vamos melhorar em muito o nosso trabalho, sendo assertivos de uma forma mais rápida e eficaz”

E quanto ao governo federal?

Estamos alinhados ao governo, sendo nossa ligação por meio dos deputados que nos representam.

Quais são as prioridades para o início da nova gestão?

Todos os programas e projetos que estão em desenvolvimento são prioritários. Acredito que daremos uma atenção maior nesse primeiro momento à saúde, por estarmos iniciando a construção do novo complexo.

“Com a minha reeleição, estou muito mais fortalecida para estreitar nossa relação com o governo estadual e trazer mais benefícios para Carambeí”

Por fim, gostaríamos que deixasse uma mensagem aos munícipes de Carambeí.

A minha gratidão aos carambeienses é imensa por mais uma vez terem acreditado no meu trabalho. Todos podem ter certeza que trabalharei para o crescimento do município, com mais empregos, oportunidades e investimentos na qualidade de vida de todos os cidadãos. Carambeí será uma cidade cada vez melhor, orgulhando nossos moradores.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #304