Quarta-feira, 02 de Julho de 2025

Um toque feminino na DAF Brasil

Primeira mulher a assumir a presidência de uma indústria automobilística no Brasil, a finlandesa Larisa Gambrell conquistou o seu espaço e lidera com competência e sensibilidade as operações da fábrica instalada em Ponta Grossa
2025-07-01 às 13:36

REVISTA – No mês de maio, completou um ano que a DAF Caminhões Brasil é comandada por uma mulher. Com muita competência e sensibilidade, a executiva finlandesa Larisa Gambrell (foto) lidera as operações da fábrica instalada em Ponta Grossa e se tornou a primeira mulher a assumir a presidência de uma indústria automobilística no país. Ela substituiu Lance Walters, que após quatro anos retornou aos Estados Unidos para ocupar o cargo de Assistant General Manager – Vendas e Marketing de PACCAR Parts.

Para atuar em um setor predominantemente masculino, Larisa afirma que o segredo é acreditar no próprio potencial. “Sempre penso que sou uma boa profissional, estou preparada, trabalho muito e sou muito resiliente. Se alguém tem algum problema em eu ser mulher, isso não é problema meu, é da outra pessoa”, aponta.

Ela conta que começou a sua trajetória na PACCAR, grupo ao qual a DAF pertence, há 19 anos e que nunca teve dificuldade para conquistar o respeito da equipe. “Nunca penso que tudo é mais difícil por ser mulher, gosto de pensar que estou apenas fazendo o meu trabalho. A partir do momento que você tem profissionalismo e respeito pelas pessoas, o reconhecimento dos homens vem naturalmente”, ensina.

A executiva destaca que o segmento de caminhões vem tendo uma mudança radical nesse sentido e muitas empresas têm aumentado o número de mulheres ao volante. O mesmo acontece nas linhas de produção, e, hoje, 30% do efetivo da DAF é composto por mulheres. “Isso mostra que, cada vez mais, as mulheres vêm ocupando o seu espaço de maneira muito profissional. Afinal, lugar de mulher é onde ela quer estar”, avalia.

Liderança

Larisa chegou ao Brasil no ano passado, vinda diretamente para a unidade de Ponta Grossa, e uma das suas primeiras ações foi criar um programa para que os diretores da DAF trabalhem na linha de montagem. “As pessoas que fabricam os caminhões são a coisa mais importante da planta. É muito importante para a equipe de diretores trabalhar em cada lugar para conhecer os operadores e o próprio processo produtivo”, frisa.

Larisa acredita que esse tipo de iniciativa pode ajudar a empresa a entender o que cada colaborador faz e o que ele precisa para tornar a jornada diária mais fácil. “Nós temos na linha de chassis, por exemplo, peças extremamente pesadas e complexas de serem montadas. E só a hora que você está ali, fazendo por horas seguidas, que começa a realmente sentir a dificuldade desses operadores”, observa. “É um trabalho extremamente árduo, mas dá muito orgulho”, acrescenta. Atualmente, a DAF Ponta Grossa produz 46 caminhões por dia, mas pretende dobrar a capacidade em cinco anos.

Quem é Larisa Gambrell

Larisa Gambrell nasceu na Finlândia, filha de mãe finlandesa e pai equatoriano, e por isso viveu parte da sua infância e adolescência entre os dois países, incluindo um período na Suécia. Ela iniciou a graduação em economia na cidade de Helsinki, mas logo transferiu o curso para Washington, nos Estados Unidos. Mesmo sem saber nada de caminhões, ingressou na PACCAR, dona da DAF, em 2006, com o objetivo de trabalhar em uma multinacional onde pudesse crescer profissionalmente e cursar uma especialização. A estratégia deu certo: Larisa concluiu o mestrado em Negócios Internacionais pela Universidade de Seattle e logo começou a trabalhar para conquistar novas oportunidades e a focar no cargo de vice-presidente. Desde então, a executiva passou por diferentes divisões para entender melhor o segmento de atuação e ocupou cargos de crescente responsabilidade na PACCAR Parts, Dynacraft e Kenworth.

Texto pulicado originalmente na edição 307 da Revista D’Ponta