há 9 horas
Oliveiros Marques

Açougueiros
Parecia balcão de açougue. Governadores da direita, enfileirados, tentavam vender a carnificina patrocinada pelo dono do empreendimento: Cláudio Castro, ainda governador do Rio de Janeiro. Espirravam palavras como gordura, na tentativa de encobrir o óbvio: são incompetentes no enfrentamento às organizações criminosas que campeiam em seus estados. No Rio, por exemplo, sob a gestão Castro - e com a “coordenação” do amigo do governador, o ex-deputado TH Joias - o Comando Vermelho expandiu, nos últimos anos, a extensão do território sob seu domínio.
Milicias
Será que o Comando Vermelho pretendia mesmo avançar sobre áreas do Rio hoje dominadas pelas milícias? E foi essa disputa por território que motivou a operação genocida ordenada por Cláudio Castro - a mesma que tirou a vida de quatro policiais e, ao menos, de 21 pessoas sem antecedentes criminais? Em outras palavras: a ação do governo não foi para proteger a sociedade, mas para defender os feudos das milícias? Infelizmente, nada nisso surpreende.
TrafiCACs
A canalha que se opõe à PEC da Segurança Pública - e que aplaudiu a chacina promovida pelo governo do Rio em 28 de outubro - é a mesma que fez lobby e aprovou a liberalidade hoje vigente para os espaços de machos-alfa dos CACs, os clubes de atiradores desportivos e caçadores. Boa parte dos fuzis apreendidos com organizações criminosas foi comprada legalmente e depois desviada a partir desses clubezinhos. Dada a “atividade” que muitos praticam, alguns bem que poderiam trocar a placa: de CACs para TrafiCACs.
Happy birthday
As declarações à porta do Air Force One viraram marca do presidente dos EUA, Donald Trump - o momento em que ele aproveita para emplacar as mensagens que considera essenciais. Nesta semana, o palco serviu para um recado direto ao Bananinha, sim, Eduardo Bolsonaro. Ao desejar felicidades pelo aniversário de Lula - e ainda provocar os repórteres, perguntando se sabiam que aquela segunda-feira era o aniversário do presidente brasileiro -, Trump disse, em bom inglês para o golpista lesa-pátria: seu barco fez água.
Cabeça de ovo
E o empresário de corpo de papagaio e cabeça de ovo foi condenado pela Justiça a indenizar Lula pelas faixas exibidas em aviões que sobrevoaram a Costa Esmeralda, no litoral catarinense, atacando a honra do presidente e divertindo a “gadaiada brega” à beira-mar. A decisão reconheceu que a palhaçada ultrapassou, e muito, os limites do direito à crítica.
Oliveiros Marques é sociólogo, publicitário e comunicador político