há 5 horas
Amanda Martins

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para que o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, possa visitá-lo na Papudinha, unidade localizada dentro do Complexo da Papuda, no Distrito Federal. O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que ainda deverá analisar a solicitação.
Segundo o Metrópoles, além de Valdemar, os advogados também requereram a liberação de visitas de outras lideranças políticas e aliados do ex-presidente. A lista inclui os senadores Wilder Morais (PL-GO) e Magno Malta (PL-ES), os deputados federais Hélio Lopes (PL-RJ) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB), este último líder da oposição na Câmara, além de Luiz Antônio Nabhan Garcia, ex-secretário de Assuntos Fundiários do governo Bolsonaro.
Bolsonaro foi condenado a mais de 27 anos de prisão por participação em uma trama golpista e atualmente cumpre pena no Complexo da Papuda. A transferência para a Papudinha ocorreu no último dia 15, por decisão de Alexandre de Moraes. Antes disso, o ex-presidente estava detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
Na decisão que determinou a mudança de local de custódia, o ministro autorizou visitas dos filhos de Bolsonaro e de religiosos. Também foi garantido suporte médico em tempo integral, além da liberação de atendimentos de fisioterapia durante o período de cumprimento da pena.
Moraes ressaltou, no entanto, que qualquer outra visita deverá ser previamente autorizada pelo Supremo Tribunal Federal e seguir rigorosamente as normas estabelecidas pelo Complexo Penitenciário da Papuda. A análise do novo pedido ainda não tem data definida para ser concluída.