{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

Doutores Palhaços SOS Alegria realizam primeira intervenção no Rio de Janeiro

há 5 horas

assessoria

Publicidade
Doutores Palhaços SOS Alegria realizam primeira intervenção no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação
Publicidade

A ONG Doutores Palhaços SOS Alegria viveu, na última segunda-feira (24), um momento histórico. Pela primeira vez, o grupo realizou uma intervenção no estado do Rio de Janeiro, levando afeto e leveza ao Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói. A ação marcou a expansão das atividades da instituição para além do Paraná, reforçando o compromisso da equipe com a humanização hospitalar em diferentes regiões do país.

A dupla Tiburcia (interpretada por Micheli Vaz) e Madaleno (Bruno Madalozo) percorreu corredores, enfermarias e salas de espera, criando momentos de acolhimento tanto para pacientes quanto para familiares e profissionais de saúde. A intenção inicial era atuar apenas na ala pediátrica, mas o encontro com equipes de outros setores abriu portas para uma circulação mais ampla.

"A princípio, chegamos para fazer a intervenção na pediatria, mas logo fomos convidados pelos profissionais a visitar outros espaços. Passamos pela oncologia, enfermaria de internamento, hematologia e também por leitos da maternidade. O hospital é grande, mas conseguimos espalhar um pouco de alegria por vários cantinhos", conta Tiburcia.

Madalozo, que é o coordenador geral da ONG, relata que, ao todo a intervenção no hospital fluminense registrou o atendimento de 12 crianças e 76 adultos, sem contar a equipe de saúde e outros pacientes ainda que foram abordados indiretamente.

Ele afirma que a presença dos palhaços foi recebida com entusiasmo e emoção em diversos ambientes, mesmo diante dos olhares cansados dos pacientes que logo se transformaram em sorrisos espontâneos, devido à conexão construída em cada interação. "Foi uma manhã cheia de encontros, riso e esperança. A gente chega para compartilhar alegria, mas sempre sai recebendo muito mais", acrescenta o palhaço Madaleno.

A equipe foi convidada pela responsável técnica da enfermaria de Pediatria do HUAP, a Dra. Kátia Lino Baptista, pediatra e reumatologista pediátrica, que celebrou a visita justamente no momento em que comemora 35 anos de formação e seus 30 anos de atuação no hospital. "A presença da Tiburcia e do Madaleno contaminou toda a equipe com leveza e alegria. É muito amor!", afirmou a médica.

Kátia destacou ainda o impacto profundo que os palhaços têm no ambiente hospitalar. "Os palhaços têm um papel transformador, especialmente na pediatria, onde muitas crianças enfrentam internações longas e dolorosas. Eles trazem alívio, esperança e humanização. Com brincadeiras, música e um olhar acolhedor, ajudam a quebrar a rotina hospitalar, reduzem o estresse, aliviam a ansiedade e favorecem até a adesão aos tratamentos. Para muitas crianças, é o momento em que elas voltam a ser apenas crianças, livres para brincar e sorrir, mesmo diante da doença. E isso também reflete nas famílias e em toda a equipe de saúde. É cura pela arte, é cuidado além do remédio", finaliza a médica.

A ONG Doutores Palhaços SOS Alegria já realizou intervenções em hospitais, a convite, no estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e Erechim, como também no estado de São Paulo, em Marília e Itararé.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Menino de 5 anos morre após cair do 12º andar de prédio
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia