{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

“Estamos discutindo”, afirma Gleisi Hoffmann sobre projeto do governo para pôr fim à escala 6×1

Atualmente, diferentes textos com o mesmo objetivo tramitam tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado

há 2 horas

Amanda Martins

“Estamos discutindo”, afirma Gleisi Hoffmann sobre projeto do governo para pôr fim à escala 6×1
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou nesta quarta-feira (28) que o governo federal avalia a possibilidade de enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei para unificar as propostas que tratam do fim da escala de trabalho 6×1. De acordo com o Metrópoles, atualmente, diferentes textos com o mesmo objetivo tramitam tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.

Segundo a ministra, a decisão sobre o envio de uma proposta unificada deve ser tomada após o Carnaval. Gleisi destacou que o governo ainda discute a melhor estratégia para garantir que a medida avance no Legislativo e seja efetivamente implementada. “Não está descartada a possibilidade do governo mandar um projeto para unificar todas as propostas”, afirmou.

A redução da jornada de trabalho é considerada uma das pautas prioritárias do Executivo em 2026. De acordo com Gleisi Hoffmann, a expectativa do governo é aprovar a mudança ainda no primeiro semestre do ano, antes da paralisação das atividades do Congresso em razão do período eleitoral.

O tema também vem sendo articulado pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSol). A proposta defendida pelo governo prevê três pontos centrais: adoção da escala máxima de cinco dias de trabalho por dois de descanso (5×2), redução da jornada semanal de 44 para 40 horas e manutenção dos salários dos trabalhadores.

No Senado, a discussão já avançou. Em outubro do ano passado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a jornada 6×1. Na Câmara dos Deputados, outras iniciativas com teor semelhante seguem em tramitação.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Porto de Itajaí recebe os primeiros carros de luxo da BMW em 2026Desembarque de mais 600 veículos importados começou às 13 horas da tarde de segunda-feira (26)
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia