há 2 horas
Amanda Martins

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou nesta quarta-feira (28) que o governo federal avalia a possibilidade de enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei para unificar as propostas que tratam do fim da escala de trabalho 6×1. De acordo com o Metrópoles, atualmente, diferentes textos com o mesmo objetivo tramitam tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.
Segundo a ministra, a decisão sobre o envio de uma proposta unificada deve ser tomada após o Carnaval. Gleisi destacou que o governo ainda discute a melhor estratégia para garantir que a medida avance no Legislativo e seja efetivamente implementada. “Não está descartada a possibilidade do governo mandar um projeto para unificar todas as propostas”, afirmou.
A redução da jornada de trabalho é considerada uma das pautas prioritárias do Executivo em 2026. De acordo com Gleisi Hoffmann, a expectativa do governo é aprovar a mudança ainda no primeiro semestre do ano, antes da paralisação das atividades do Congresso em razão do período eleitoral.
O tema também vem sendo articulado pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSol). A proposta defendida pelo governo prevê três pontos centrais: adoção da escala máxima de cinco dias de trabalho por dois de descanso (5×2), redução da jornada semanal de 44 para 40 horas e manutenção dos salários dos trabalhadores.
No Senado, a discussão já avançou. Em outubro do ano passado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a jornada 6×1. Na Câmara dos Deputados, outras iniciativas com teor semelhante seguem em tramitação.