há 7 horas
Heryvelton Martins

A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou, na terça-feira (2 de dezembro de 2025), um projeto de lei que permite à prefeitura vender os direitos de nomenclatura, ou "naming rights", de diversos espaços e eventos públicos da capital catarinense. A medida gerou debate sendo aprovada com 15 votos favoráveis e 4 contrários.
A proposta, de autoria do Poder Executivo, autoriza a celebração de contratos de cessão onerosa do direito de nomear eventos e equipamentos públicos municipais. Isso significa que empresas poderão atrelar suas marcas a locais e festividades importantes da cidade, seguindo um processo de licitação.
Inicialmente, o projeto de lei (PL 19169/2024) já incluía a possibilidade de comercialização dos "naming rights" dos seguintes equipamentos municipais:
Mercado Público
Passarela do Samba
Carnaval
Réveillon
Feira de Cascais
Fenaostra
Praias de Florianópolis
Uma emenda aditiva também incluiu na proposta que ruas, avenidas e praças públicas poderão ser adotadas por empresas interessadas.
O contrato para a concessão dos nomes será formalizado por meio de processo licitatório, com edital definindo os critérios estabelecidos pelo Poder Executivo.
A empresa vencedora da concorrência terá o direito de incluir sua marca nas placas indicativas do equipamento público. Além disso, a empresa será responsável por arcar com os custos de manutenção e troca dessas placas durante a vigência do contrato, que terá prazo determinado.
A prática de "naming rights" se popularizou no mundo dos esportes, onde grandes estruturas recebem nomes de empresas patrocinadoras, como a Arena MRV e a NeoQuímica Arena. Com a aprovação, exemplos como esses poderão ser aplicados aos bens públicos da capital.