Terça-feira, 09 de Setembro de 2025

Prefeito de Jaguariaíva diz que irá detalhar crise nos Campos Gerais em reunião com Alckimin

O encontro irá ocorrer nesta terça-feira (09) e serão detalhados os efeitos do 'Tarifaço' na região para o vice-presidente
2025-09-08 às 17:16
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (08), o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, concedeu detalhes ao D’Ponta News sobre o rumo que deve tomar a conversa com o vice-presidente, Geraldo Alckmin. O prefeito irá a Brasília nesta terça-feira (09), acompanhado de outros líderes da região, para debater os efeitos do “Tarifaço” no município e nos Campos Gerais.

A iniciativa tem como objetivo destacar ao Governo Federal a situação enfrentada pelos Campos Gerais diante das tarifas impostas aos produtos exportados. “Fazer uma frente dos prefeitos, para levar até o Governo Federal as dores dos municípios. O que o município está sentindo, o que o povo do município está sentindo”, afirmou. Questões como o desemprego, a queda na reestruturação e a redução no movimento do comércio devem estar entre os principais pontos tratados na reunião.

Efeitos em Jaguariaíva

Juca destacou que a grande maioria das empresas do município tem sua exportação voltada para os Estados Unidos, o que torna a troca mais cara para o destinatário. “E com esse Tarifaço ou estão paradas ou com produção em menos de 20%”, ressaltou. O prefeito complementou ainda que todo o corpo das empresas foi afetado pelas tarifas, não apenas os trabalhadores ligados diretamente à exportação.

Além disso, o chefe do Executivo municipal relatou como as tarifas estão impactando desde os grandes até os pequenos negócios em Jaguariaíva. “Vem toda uma cadeia: começa na empresa maior e vai se estendendo para as empresas menores, chegando ao comércio, chegando até os cofres do município”, enfatizou.

Anteriormente, foi noticiada a demissão em massa de mais de 400 funcionários da BrasPine em Jaguariaíva, além da suspensão de outros 1.100 trabalhadores, em decorrência das tarifas impostas à indústria madeireira. Outro efeito do “Tarifaço” foi o cancelamento da festa de aniversário da cidade, que deveria ocorrer em 15 de setembro, para que a gestão municipal pudesse garantir recursos diante da possibilidade de extensão do regime tarifário norte-americano.

Apesar do cenário, o prefeito Juca Sloboda tenta se manter esperançoso. “Estamos passando momentos de muita apreensão e a gente espera que resolva logo”, disse. Ele acrescentou ainda que considera importante celebrar o aniversário de Jaguariaíva, mesmo que não seja realizada uma grande comemoração pelos 202 anos do município.

Confira a entrevista abaixo:

Acompanhe o desenvolvimento do caso no Portal D’Ponta News

Prefeito de Jaguariaíva busca apoio de Alckmin contra ‘tarifaço’ que afeta os Campos Gerais

BrasPine explica desligamento de cerca de 400 colaboradores em Jaguariaíva

Efeito Trump: Tarifaço dos EUA leva ao desligamento de 200 trabalhadores em Jaguariaíva

 

Por Gabriel Aparecido, sob supervisão de Heryvelton Martins