A equipe do Tubarões, basquete em cadeira de rodas de Ponta Grossa, vive um dos piores momentos da história. Todo o equipamento do time: bolas, cadeiras de rodas, troféus e uniformes foram destruídos por um incêndio registrado no ginásio dos deficientes Jamal Farjallah Bazzi nesta quarta-feira (08).
Ben Hur Chiconato, coordenador do projeto e técnico da equipe, relata como recebeu a notícia da destruição. “Nós temos o local que nós deixamos todo o nosso equipamento de treinamento, de jogo, uniformes, bolas, troféus, cadeiras de rodas, tudo. É uma sala que fica ali no ginásio do deficiente e esta sala a gente usa há 11 anos. Ontem (08) a responsável que trabalha lá me chamou e disse que havia pegado fogo em algumas coisas. Pra minha surpresa, cheguei lá e a nossa sala estava virada em cinzas. Perdemos praticamente todo o nosso material”, disse
Existe a possibilidade de o local ter sido alvo de um incêndio criminoso, ocasionado por vândalos. “Na sala, além da lâmpada que acende o local, tinha somente uma tomada. A perícia da Polícia está fazendo um levantamento no local para apurar se foi algo relacionado a algum curto circuito, porque o fogo que pegou foi somente nesta sala. Se eu te falar que foi criminoso vou estar me adiantando ou até falando alguma inverdade. Existe um espaço, entre o vidro e nossa sala, que uma pessoa poderia tranquilamente ter colocado fogo, porque nós tínhamos um colchão de espuma que eventualmente utilizávamos para receber um ou outro atleta. Este colchão ficava visível e de fácil acesso para uma pessoa de má fé. Se for criminoso, se aconteceu algo do gênero, foi ato de vandalismo”, complementa Chiconato.
PREJUÍZO E O FIM DO PROJETO
Ben Hur afirmou que este pode ser o fim do projeto de basquete sobre cadeiras de rodas. “Do jeito que está hoje eu posso dizer que o projeto acabou, que a nossa história está encerrando aqui, porque não temos como conseguir recursos para buscar valores. Eu adianto que o prejuízo é na ordem de R$ 100 mil. Tínhamos doze cadeiras lá e cada uma delas custa R$ 7.500. Perdemos material de reposição, tudo isso foi perdido”, lamenta.
O coordenador do projeto fala também que o mundo vive um momento em que a preocupação é salvar vidas, por conta da pandemia. “Naturalmente prejuízos materiais ficam para segundo plano”, disse.
Marco Macedo, secretário de Esportes de Ponta Grossa, afirma que está fazendo contatos em uma tentativa de recuperar o material destruído pelo fogo. “Nós ficamos muito entristecidos. Eles sempre representam muito bem a nossa cidade. Eu acabei de conversar com um deputado amigo meu e ele pediu para semana que vem eu mande um orçamento para ele, porque vai nos ajudar e na medida do possível tentar recuperar todo o material perdido. Nós não vamos deixar que o sonho deles acabe por aqui”, conta Macedo.
SOLIDARIEDADE
Segundo Ben Hur, a continuação do projeto está “à mercê da solidariedade”. Empresários que tiverem interesse em colaborar com a equipe de basquete sobre rodas, basta entrar em contato com o coordenador Ben Hur Chiconato, ou até mesmo com a Secretaria Municipal de Esportes.
A Polícia está apurando e inspecionando o local e em breve será possível confirmar as causas do incêndio.
Texto: Igor Rosa | imagens: reprodução Whatsapp: Márcio Ferreira
Veja a entrevista na íntegra com Ben Hur Chiconato.
Veja as imagens.