Sexta-feira, 15 de Novembro de 2024

Exclusivo: Condomínio Monteiro Lobato proíbe circulação de moradores após às 22h

2020-06-19 às 17:44

Seguindo o mesmo direcionamento do decreto do prefeito Marcelo Rangel, um dos maiores condomínios residenciais de Ponta Grossa, o Monteiro Lobato, deve implantar o toque de recolher a partir das 22h de hoje (19). A iniciativa tem o objetivo de evitar aglomerações e a propagação da covid-19. A ação será vigente nas sextas, sábados e domingos, enquanto durar o decreto municipal.

De acordo com Paulo Bendix, síndico do condomínio Monteiro Lobato, não será permitida a circulação dos moradores nas áreas comuns do residencial. “Começa a valer hoje (19). Nós temos algumas garagens, que são como uma extensão do apartamento, com churrasqueiras e fogões que o pessoal usa constantemente como ponto de encontro. A partir de agora, sexta, sábado e domingo não será permitido transitar entre os blocos, nas áreas de lazer de comum acesso”, conta. Temos nossos vigias que inicialmente vão abordar com medida de orientação, perguntando para onde vão e o porquê estão circulando. Assim como fizemos com as máscaras, que também é obrigatória”, explica.

O síndico ressalta que em casos de reincidência, o condômino será punido através da aplicação uma multa. “Em nossa convenção está estabelecida que a administração do condomínio pode aplicar multas referente a 10% do salário mínimo, no valor de R$101,50. Nós temos todo o histórico de ocorrências em arquivo. Se o vigia, ao circular, se deparar com alguém e constatar que já houve uma advertência ao condômino e que o mesmo não obedeceu a ordem de não circular, poderemos aplicar a multa”, complementa.

O condomínio Monteiro Lobato fica localizado na região do bairro Jardim Carvalho e conta com mais de 2.500 moradores. A decisão é válida a partir desta sexta-feira (19) enquanto valer o decreto do município.

EM PONTA GROSSA

O toque de recolher, adotado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa começa a valer nesta sexta-feira (19) e se estende até o domingo (21). A circulação de pessoas nas vias públicas do município está proibida das 23h às 6h do dia seguinte.

O objetivo, de acordo com o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, é coibir a realização de festas clandestinas, reuniões irregulares e outras aglomerações e, com isso, prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. Ele conta que, no último final de semana, foram recebidas mais de 1 mil denúncias deste tipo, o que motivou as restrições mais duras. “Não podemos perder tudo o que conquistamos por causada de festas clandestinas. Não é justo”, enfatiza.

Rangel salienta que durante o toque de recolher poderão funcionar somente a entrega de alimentos por delivery ou drive thru, táxi e aplicativos de transporte, segurança pública, hospitais, farmácias e serviços funerários. “Nós precisamos ter controle a partir das 23h com os fiscais e, se abrir serviços não essenciais, perde-se o controle da cidade toda”, justifica.

Ele reforça que as pessoas que estiverem nas ruas serão abordadas pelos fiscais e deverão explicar o motivo do deslocamento. “A circulação de pessoas a pé durante o toque de recolher será permitida somente para quem está em deslocamento para casa ou em caso de urgência médica. Alguém que estava trabalhando ou teve que de repente ir à farmácia e está voltando para casa não tem problema nenhum”, explica Rangel. 

O prefeito acredita que a medida terá apoio da população. “As pessoas com certeza vão apoiar, porque 95% da população quer passar pela pandemia sem mortes e sem perder o emprego, sem acabar na miséria e nós podemos conseguir isso”, afirma. 

O toque de recolher foi estabelecido pelo Decreto número 17.409 e publicado no Diário Oficial do Município de Ponta Grossa na última quinta-feira (18). Ele proíbe a circulação de pessoas nas vias públicas nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2020, das 23h às 6h. A multa pelo descumprimento do previsto neste artigo é de 10 VR (Valor de Referência), equivalente a R$ 837,90.

Saiba o que pode funcionar em Ponta Grossa neste período clicando aqui.

NO PARANÁ

O governador do Paraná Ratinho Junior anunciou na tarde desta sexta-feira (19), em live que transmitiu por meio de suas redes sociais, dois decretos com novas medidas para o enfrentamento da pandemia do coronavírus no estado. Um deles, válido para todo o Paraná, traz restrições à venda e consumo de bebida alcoólica.

Para ver os novos decretos do governo do Paraná, clique aqui

Texto: Igor Rosa | Foto: Arquivo Monteiro Lobato