há 12 horas
Heryvelton Martins

A Unimed Ponta Grossa alcança um momento de destaque, marcado por reconhecimento nacional e investimentos significativos em sua estrutura para aprimorar os serviços de saúde na região. Em entrevista ao Manhã Total do D'Ponta News, o diretor-presidente, Dr. Pedro Moysés Jacintho, e o diretor de Recursos Próprios, Dr. Rafael Rocha, abordaram os resultados positivos e os novos projetos da cooperativa, que atende a uma região de 16 municípios.
A cooperativa paranaense conquistou reconhecimento ao nível nacional e estadual, um indicativo da solidez de sua gestão. A Unimed Ponta Grossa recebeu o Prêmio do Programa Nacional de Gestão e Relacionamento com o Cooperado (PNGRC) e o Prêmio Performance Geral no Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná (Suespar), sendo considerada a melhor Unimed do estado.
O Dr. Pedro Jacinto afirmou que a cooperativa está em um período de crescimento, equiparando-se ao desenvolvimento do Paraná e de Ponta Grossa. A Unimed se tornou uma operadora de grande porte, com mais de 100 mil beneficiários, e utiliza este momento financeiro favorável para investir em infraestrutura, o que é essencial para o crescimento contínuo e a qualidade do atendimento.
Um dos principais focos de investimento é a inauguração do novo Centro Operacional, projetado para concentrar áreas de apoio e otimizar a logística interna. A estrutura é fundamental para viabilizar o próximo grande projeto: a construção de uma nova torre no Hospital Geral Unimed (HGU).
O novo Centro Operacional já abriga setores como:
Logística e Materiais: Entrada de materiais e equipamentos para o HGU.
Laboratório: A parte técnica de resolução dos exames.
Educação e Treinamento: Espaços com auditório e salas para capacitação de colaboradores e médicos cooperados.
O Dr. Rafael Rocha destacou que a estrutura permite mais eficiência nos processos internos, além de aproximar as equipes assistenciais e de apoio.
Para lidar com o fluxo de pacientes, especialmente nos horários de pico após o fim do expediente, a Unimed investe em alternativas ao Pronto Atendimento (PA).
Clínica Unimed: Localizada junto ao Espaço Saúde Unimed, a Clínica oferece atendimento agendado para casos de baixa complexidade (como dor de garganta, febre e sintomas gripais) em Clínico Geral e Pediatria. O agendamento online visa proporcionar comodidade e reduzir a necessidade de ir ao PA.
Unidade de Infusão: O novo Centro Operacional conta com uma Unidade de Infusão para administração de medicamentos endovenosos, evitando que o paciente precise se dirigir ao hospital.
Saúde Mental: Em breve, a Clínica Unimed abrirá um ambulatório com psiquiatra e psicólogo para atendimento integrado em saúde mental, uma demanda que cresceu após a pandemia.
Apesar dos bons resultados, a cooperativa enfrenta a imprevisibilidade da judicialização da saúde, que impõe custos altos e não previstos, como a determinação judicial para custear medicamentos de alto valor. Sobre os planos familiares (Pessoa Física), a Unimed suspendeu a venda devido à dificuldade financeira e à rigidez da regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No entanto, há estudos para retomar a comercialização de um plano familiar viável, antecipando uma possível obrigatoriedade da ANS.