Neste mês de janeiro, um bebê de nove meses morreu em Guarapuava, no Paraná, vítima de complicações da covid-19. De acordo com a prefeitura municipal, o bebê não havia sido vacinado contra a doença.
Além da morte do bebê, a cidade registrou o falecimento de outras três pessoas em decorrência do coronavírus. As vítimas, todas mulheres com idades variando entre 67 e 85 anos, possuíam comorbidades como cardiopatia, diabetes e hipertensão. Embora tivessem recebido cinco doses da vacina, a última foi aplicada em 2023. O Ministério da Saúde recomenda que pessoas idosas tomem a vacina contra a covid-19 a cada seis meses.
Em nível estadual, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que, em janeiro, foram registrados pelo menos 463 novos casos da doença no Paraná. O último boletim divulgado, referente a outubro de 2024, indicou 813 novos diagnósticos no estado. Desde o início da pandemia, em 2020, o Paraná contabiliza mais de 46,8 mil óbitos em decorrência da covid-19. No Brasil, o número ultrapassa 714,5 mil mortes, e globalmente, mais de 7 milhões de pessoas perderam a vida devido à doença.
Informações: g1