O Instituto Água e Terra (IAT) finalizou a Semana do Rio com o plantio de 6.874 mudas de espécies nativas em pontos de mata ciliar, entorno de rios, cursos d’água e próximas a nascentes, o que corresponde a mais de seis hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) recuperadas. O montante é 37,5% superior à meta inicial, de 5 mil mudas. As regionais de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, e de Umuarama, no Noroeste, se destacaram, respondendo por cerca de 2/3 do plantio total. Oficialmente, o Dia do Rio foi celebrado no domingo (24).
Entre os rios beneficiados estão o Ivaí, Paraná, Paracaí e São Mateus. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). “Fazemos planejamento específico para essas datas comemorativas, como a do meio ambiente, Dia da Árvore e agora a Semana Rio. Com isso, sabemos exatamente que estamos plantando a espécie indicada, no local indicado, contabilizando e rastreando, tendo a possibilidade de monitorar o desenvolvimento dessas áreas”, explica o engenheiro florestal do IAT, Alexandre Mastella.
Paralelamente, destaca ele, são desenvolvidas também ações de educação ambiental, uma outra vertente do programa Paraná Mais Verde. “Cada estudante recebe a sua muda, as informações necessárias e planta esse exemplar. Com isso, ele tem contato com o ambiente e com a natureza, ajudando na preservação daquele meio”, afirma o engenheiro florestal.
As mudas que abastecem o programa são desenvolvidas pelos 19 viveiros e dois laboratórios de semente do IAT. Desde 2019 já são mais de 10 milhões de árvores nativas. Os viveiros estão localizados em São José dos Pinhais, Engenheiro Beltrão, Salgado Filho, Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Ivaiporã, Jacarezinho, Morretes, Ibiporã, Mandaguari, Pato Branco, Tibagi, Pitanga, Paranavaí, Toledo, Umuarama e Paulo Frontin. Já os laboratórios de sementes ficam em São José dos Pinhais e em Engenheiro Beltrão.
O Governo do Estado distribuiu desde 2019 mais de 10 milhões de mudas de espécies nativas, o equivalente a uma área reflorestada de 9 mil hectares.
Paraná Mais Verde
O programa incentiva o plantio de mudas de espécies nativas do Paraná como forma de aliar o desenvolvimento ambiental, econômico e social, bem como incentivar a população a plantar árvores, seja em área urbana ou rural, para colaborar no equilíbrio do clima. As mudas são plantadas em áreas que precisam ser recuperadas ou melhor arborizadas.
São seis linhas de ação: Revitaliza Viveiros, Viveiros Socioambientais, Incentivo a Espécies Ameaçadas de Extinção, Datas Comemorativas, Parques Urbanos e Poliniza Paraná.
da AEN