há uma hora
Amanda Martins

O Coral da Sanepar dará início a uma mini turnê pelo interior do Paraná entre os dias 5 e 7 de dezembro, com apresentações gratuitas e ao ar livre em Cascavel, Francisco Beltrão e Pato Branco. Formado por empregados e aposentados da Companhia de Saneamento do Paraná, o grupo celebra 42 anos de história levando ao público o espetáculo Cantos Azuis, que reúne canções natalinas e clássicos da música popular brasileira com temática ligada à água, ao meio ambiente e às emoções humanas.
A primeira apresentação acontece nesta sexta-feira (5), às 20h, em Cascavel, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida. No sábado (6), também às 20h, o coral se apresenta no Calçadão Central de Francisco Beltrão, como parte da programação do evento Natal das Estrelas. A turnê se encerra no domingo (7), às 19h15, na Praça Santa Terezinha, em Pato Branco.
Para o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, o apoio ao coral reforça o compromisso da companhia com o bem-estar dos paranaenses. “A Sanepar é comprometida 100% com a saúde e bem-estar dos paranaenses. Como ‘quem canta os males espanta’, apoiar nossos empregados a soltarem a voz é um privilégio”, afirmou.
O repertório promete emocionar o público com canções de Natal e sucessos brasileiros como Romaria (Renato Teixeira), Que Maravilha e Aquarela (Toquinho), Cajuína (Caetano Veloso), além de Um Violeiro Toca e Tocando em Frente, de Almir Sater. “Cantar em praça pública é uma característica do Coral da Sanepar e estamos muito felizes em levar essas canções para tantos lugares”, disse a maestrina Cristiane Alexandre.
Criado em setembro de 1983, o Coral da Sanepar já se apresentou em diversas cidades do estado e do país, dividindo palco com artistas renomados da MPB, como Toquinho, João Bosco, Monica Salmaso e Diogo Nogueira. O grupo é patrocinado via Lei Rouanet, garantindo a gratuidade das apresentações. “Esse apoio da Sanepar à música só reforça o papel da companhia como empresa cidadã”, destacou a maestrina.
A diretora adjunta de Comunicação e Marketing da Sanepar, Melissa Ferreira, lembra que a companhia investe em iniciativas culturais como parte de seu compromisso social. “Em 2024, destinamos mais de R$ 27,6 milhões em iniciativas alinhadas aos nossos valores e ao compromisso com a comunidade”, afirmou.
As apresentações são realizadas pela Paideia Produções Artísticas, Ministério da Cultura e Governo Federal, em parceria com as prefeituras locais.